Construção de solos de Guitarra: Acordes da Escala Maior

Olá, neste artigo de hoje sobre Construção de Solos de Guitarra, vamos abordar sobre os Acordes da Escala Maior. Mas antes de prosseguirmos, gostaria de pedir para que você lesse este artigo também relacionado com o mesmo assunto clicando Aqui. Basicamente não há uma fórmula mágica que irá te ajudar a criar ou construir solos de guitarra, mas há vários aprendizados e dicas que faz com que auxilie na construção de solos de guitarra. Ter o domínio dos Acordes da Escala Maior é um deles!

Construção de solos de Guitarra: Acordes da Escala Maior

clique para ampliar

 

 

 

 

O campo harmônico maior é formado quando montamos um acorde sobre cada uma das sete notas de uma escala maior. Veja no exemplo acima, como no campo harmônico de C maior, são formados sete acordes que utilizam apenas as notas da escala. Estes acordes são chamados de graus e represen­tados pelos números romanos. Sobre o grau I da escala, formamos o acorde Cmaj7, que pode incluir as extensões 9M, 11J, 13M. Sobre o grau II está o acorde Dm7, que pode trazer as extensões 9M, 11J e 13M. No grau III encontra-se o acorde Em7, que pode absorver as extensões 9m, 11J e 13m. Sobre o grau IV foi formado o acorde Fmaj7, que pode incluir as extensões 9M, 1 lA e 13M. Sobre o grau V encontra-se o acorde 67, que pode conter as extensões 9M, 11J e 13M. Sobre o grau VI está o acorde Am7, que pode trazer as extensões 9M, 11J e 13m. Finalmente, sobre o grau VII foi formado o acorde Bm7(b5), que pode incluir as extensões 9m, 11J e 13m.

A tipologia de cada um dos acordes do campo harmônico maior de C se repete nos campos harmônicos de todas as outras tonalidades maiores. Portanto, sempre te­remos um acorde maior com sétima maior sobre os graus I e IV; um acorde menor com sétima menor sobre os graus II, III e VI; um acorde maior com sétima menor sobre 0V; um acorde meio diminuto sobre o VII. Assim, os acordes da tonalidade de G maior são Gmaj7, Am7, Brn7, Cmaj7, D7, Em7 e F#m7(b5). Os da tonalidade de F maior são Fmaj7, Gm7, Am7, Bbrnaj7, C7, Dm7 e Em7(b5). Seguindo esse princípio, você pode montar o campo harmônico de qual­quer tonalidade, de acordo com o círculo de quintas ascendentes ou descendentes.

Fique ligado que além deste artigo sobre Acordes da Escala Maior, faremos muitos outros artigos ainda relacionados a construção de solos de guitarra.

Construção de solos de Guitarra: Acordes da Escala Maior editado por JP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro − 3 =