Categorizado | Guitarra, Violão

Conheça melhor a Escala Pentatônica

O quê é uma Escala Pentatônica?

A escala pentatônica ou pentafônica é uma escala maior sem a Quarta justa e a sétima maior, servindo como “alicerce” no improviso de vários estilos. É bom lembrar que existem outras escalas pentatônicas e que esse termo determina apenas uma escala com 5 notas.

Conhecendo a Escala Pentatônica

Músicas de diversos países, principalmente tradicionais de determinadas regiões do Japão e do continente asiático, utilizam escalas com cinco notas. Na música ocidental podemos encontrar vários exemplos de sua utilização na música folk ou folclórica, e no Rock. Apesar de ser mais fácil de executar no violão, e de ser até certo ponto limita pela ausência de duas notas, a escala pentatônica permite ao violonista a elaboração de solos e improvisos interessantes. Aplicá-las em conjunto com os desenhos da escala maior pode ser um estudo eficaz.

Desenhos da Escala Pentatônica

Escala Maior (C): C D E F G A B
Escala Pentatônica (C): C D E G A

* Clique na imagem para visualizar a figura

* Os números romanos colocados em cima dos desenhos mostram em qual grau da escala maior eles começam. Ex.: I = I Grau , II = II Grau, etc.

O desenho I (o primeiro de cima da esqueda)  é montado a partir do primeiro grau de uma sequência maior e o VI (figura do meio da segunda coluna) montado a partir a partir do sexto grau de uma sequência maior (ou primeiro de uma sequência menor) determina a aplicação das escalas pentatônicas dentro de um sistema tonal.

De um modo mais simples: se a música estiver em C maior,  começamos o desenho I em C (sexta corda-oitava casa), o desenho II em D (sexta corda-décima casa), o desenho III em E (sexta corda solta ou na décima segunda casa) etc. Se a música estiver em C menor, começamos o desenho VI em C, o desenho I em Eb e os outros desenhos nas notas correspondentes.

O desenho IV não existe porque a escala não tem a quarta nota, o desenho VII não aparece pelo mesmo motivo. Partindo do desenho VI, a escala pentatônica fica “desenhada” deste seguinte modo:

* obs: é o mesmo desenho da segunda coluna ali de cima.

Espero que tenham gostado desta lição sobre a escala pentatônica!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

2 Comentários para “Conheça melhor a Escala Pentatônica”

  1. Vitor lucas disse:

    a pentatônica tem 5 shapes !!!!

    • Denny Sheep disse:

      sim mas todos os 5 estão ai é por que tipo vamos super a pentatonica de Am, a segunda nota que tu vai tocar na casa 8 C maior será a primeira na mesma corda a partir do segundo shape, então o cara que fez isso não viu necessidade de repetir apesar deu achar um erro pq pra quem é iniciante não ira entender isso sem explicação

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook