Como treinar guitarra, violão ou baixo

Como treinar guitarra, ou baixo, ou violão é uma dúvida bem comum. Bem, eu acho que todo mundo já ouviu a frase: “A prática traz a perfeição”. Sejamos realistas. Se você quiser ser um melhor guitarrista ou violonista (ou melhor em qualquer coisa), você precisa praticar! Enquanto é muito importante você entender música, é igualmente importante você ter práticas produtivas. Por isso vamos listar algumas idéias para ajudar na forma como você treina para se aperfeiçoar com seu instrumento.

Como treinar Guitarra, violão ou baixo

1) Agende

Se há algo que eu aprendi, é que a correria da vida não se importa nem um pouco com minha música. Em outras palavras, se você não definir horários para praticar com seu violão ou guitarra, provavelmente isso não vai acontecer! Tente achar horários consistentes durante sua semana (em blocos de meia hora à uma hora), que você pode se dedicar a praticar violão ou guitarra. Pessoalmente eu descobri que quando faço isso, acabo praticando mais se comparado as vezes em que não fiz um planejamento.

2) Crie uma atmosfera

Não basta achar um tempo para praticar, você tem que achar um local bom também. Fique longe de distrações. se tranque em algum lugar, longe de barulhos se possível. Um local onde você possa errar ou tentar coisas novas sem pensar sobre isso.

3) Trace objetivos e planeje

É importante praticar com alguma meta ou objetivo em mente, como por exemplo aprender uma música nova ou um conjunto de acordes, pois em muitos casos, praticar sem um foco pode não ser produtivo. Acontece muito de as pessoas ficarem tocando as mesmas músicas que já sabem, pois é mais confortável e familiar. Lembre-se que o propósito de sua prática é melhorar.

Uma pergunta que você pode estar se fazendo é “Eu não sei o que praticar para ficar melhor”. Eu sei, eu já me perguntei isso várias vezes. Muitas vezes os guitarristas ou violonistas querem ficar bons ou melhorar uma habilidade mas não sabem por onde começar. Minha sugestão é que você procure por sites, blogs (como o nosso) e livros onde há um plano de lições para você seguir.

4) Seja paciente e persistente

A verdade é que praticar pode ser divertido, mas muitas vezes parece trabalho duro. Se você se sentir entediado com o que está praticando, certifique-se de que está diversificando seus treinos. Mas realmente você deve esperar que momentos de tédio possam ocorrer, acontece. Nem tudo que você precisa treinar é sempre prazeroso de tocar. Eu aconselho você continuar firme e forte! No futuro você vai se orgulhar do trabalho que fez para chegar ao nível que chegou.

5) Toque o que é familiar

Tão importante quanto se desafiar a tocar coisas novas na guitarra, é importante tocar e praticar com músicas que você já conhece ou sabe como tocar bem. Toque aquilo que é familiar e que você consiga tocar bem. Você se sentirá encorajado porque é fruto do seu trabalho duro!

Se você quiser acrescentar mais alguma sugestão, comente! Esperamos que essas dicas sobre como treinar guitarra, baixo, violão possam lhe ajudar  :)

Como treinar guitarra, violão ou baixo editado por JP – Portal Música

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 3 = seis