Como tocar solos de guitarra rápido

Tocar solos de guitarra de forma mais rápida significa aprender a consumir menos energia, ou talvez eu devesse dizer que é uma economia de movimento. Aqui está o princípio básico por trás dos rápidos  solos de guitarra: Quanto mais energia você põe em tocar cada nota,  mais lento você vai ser.

Aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para começar a tocar solos de guitarra mais rápido:

* Segure a palheta de forma a ficar afastada o máximo possível da corda, de modo que só a pontinha da palheta encoste nas cordas.

*
Baixe as cordas da guitarra até elas chegarem tão próximo do braço da guitarra quanto possível. Se você notar que ficar com muito ruído no traste, leve  a um luthier (construtor de guitarra) e peça um nivelamento dos trastes.

* Se você só conhece a escala pentatônica, então aprenda a escala maior, porque há mais notas por corda para cada padrão de escala.
* Aprenda a relaxar quando tocar solos de guitarra. Às vezes as pessoas ficam tensas na guitarra , o importante é  substituir a força pela velocidade. É um erro pensar que, para tocar mais rapidamente solos de guitarra você deve aplicar mais pressão dos dedos.

* Pratique suas escalas lentamente com um metrônomo e aumente gradualmente a velocidade. Isto é o que recomenda Steve Vai, e ele não está mandando mal com essa dica hehe.

*
Para agilizar sua palhetada,  não se esqueça de manter seus dedos firmes e deixe o seu braço fazer  a maioria do trabalho.

* Conheça a sua escala muito bem. Se a sua mente está cheia de dúvidas,  seus dedos não vão acompanhar.

Exercício para melhorar na hora de tocar solos de guitarra

Aqui está um exercício que vai ajudar a tocar solos de guitarra, com os números dos dedos inclusos. Representa algo parecido à partir do seu ponto de vista, com a corda mais grossa estando na parte inferior da imagem.

tocar solos de guitarraO jeito de praticar esse padrão para tocar rápido é a utilização de palhetada alternada. Em outras palavras, tocar com a palheta para baixo, cima e para baixo na corda 6, depois para cima e para baixo e pra cima 5ª corda e assim por diante. Não importa qual direção você começar, desde que a próxima escolha é na direção oposta.

Para maiores detalhes sobre Palheta Alternada, clique aqui.

Você deve tocar a partir da nota mais baixa para mais alta, e de volta da nota mais alta para a menor.

Embora esta não seja tecnicamente uma escala de guitarra real, o modelo acima irá funcionar bem em cima de um Mi menor e um Lá maior, bem como um E, A, D e power chord de G. Apenas lembre-se de quando você estiver tocando um rápido solo de guitarra que esse modelo pode não funcionar tão bem com notas de passagens.

Por último, porém não menos importante, continue praticando até você quebrar a barreira da velocidade. Pode parecer que você está fazendo nenhum progresso num dia, e então quando você mal notar, você estará voando sobre o braço da guitarra com estilo e elegância na hora de tocar solos de guitarra.

Tocar solos de guitarra, tocar solos de guitarra, tocar solos de guitarra

Comentários

  1. Mauricio diz

    Cara, eu tava na mesma situação.
    Tem vários plateaus no processo de aprendizado, que não é com simples dicas que tu consegue ultrapassar eles. Envolvem muito postura, movimento, etc e principalmente, DESCANSO. Muita gente só ignora isso, mas é extremamente importante.

    Eu li mil blogs sobre o tema, mas foi no curso desse cara aqui que eu consegui evoluir, de fato: http://tvuol.uol.com.br/video/curso-como-tocar-guitarra-mais-rapido-04020D193764E0995326

    Recomendo MESMO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis − 3 =