Como tocar o Staccato

O que é o  Staccato?

O Staccato do italiano para nós significa algo como “destacado”, e literalmente essa técnica descreve isso mesmo. Quando nós aplicamos isso em notas musicas, nós literalmente visamos destacar uma nota das demais ao seu redor. Mas quando fazemos isto, nós não deixamos com que esta nota vibre por muito tempo nem com muito sustain.

Vejamos esse pequeno exemplo de Staccato:

staccato

 

 

 

 

A única coisa que nos aponta quando fazer o Staccato são esses pontinhos pretos na notação musical. Esses são os pontos staccatos. Repare bem que as notas são as mesmas, só que umas são tocadas normalmente e outras com staccato.

Como fazer o Staccato

Colocando-se a palheta bem firme entre os dedos polegar e indicador obtemos um staccato com muita clareza. Devemos tocar com força, como se estivéssemos buscando extrair os harmônicos. É necessária muita precisão entre as duas mãos e é bom que não haja variação de volume entre as notas.

Veja neste modelo para você treinar o Staccato:

 

 

 

 

Exemplo de Staccato na música: Na música de Jimmy Hendrix “Gypsy Eyes”, do disco ElectricLadyland há também um bom exemplo.

 

 

 

 

Outras dicas: Ao utilizarmos os muitos tipos de palhetadas para obtermos articulações e dinâmicas variadas, muitas vezes temos de estar conscientes para ajustar o volume na guitarra — e não no amplificador — para que o resultado final não esteja “desbalanceado” com a banda e até mesmo com o próprio timbre da guitarra. São efeitos que trazem muita variação timbrística e possibilitam muita riqueza no acompanhamento.

Enfim aquela nota com curto tempo de vida é o staccato.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

2 Comentários para “Como tocar o Staccato”

  1. daniel disse:

    ÓTIMO ME AJUDOU MUITO ESSA PORCARIA DE WEBSITE

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook