Como tocar Gaita Harmônica Diatônica – Parte 2

Fala rapaziada! Hoje quero apresentar para vocês a segunda parte desta matéria sobre Como tocar Gaita Harmônica Diatônica, se não viram a primeira parte, eu recomendo fortemente para que vejam! (clique aqui para ver). Após os esclarecimentos iniciais, hoje veremos outros elementos importantes para incrementar na sua aprendizagem!

Como tocar Gaita Harmônica Diatônica – Parte 2

Como segurar uma Gaita Diatônica

1. Segure a sua gaita entre o dedo indicador e o polegar de sua mão esquerda, e use a sua mão direita para criar caixa acústica de som, posicionando-a atrás da gaita.

Como tocar Gaita Harmônia Diatônica

2. Com as mãos fechadas e bem apertadas em torno da gaita, você nota que isso agora inibe o som da gaita ou que a gaita não pode ser tocada de forma tão alta.

como tocar gaita diatônica

3. Agora permita uma abertura na parte de trás com suas mãos (não é visível nessa imagem, pois eu deveria ter colocado um espelho na parte de trás das minhas mãos). Esta abertura permite uma escapada do som, conforme você for abrindo ou fechando a sua mão direita, você vai notando que isto serve como uma mecanismo de ampliação ou encurtamento do som.

4. As próximas 2 fotos mostram uma demonstração do efeito wah-wah ao abrir e fechar as mãos. Nesta primeira foto de baixo, é demonstrado a posição fechada.

5. Nesta última foto embaixo a mão direita está em uma posição aberta.

Como tocar uma única nota na gaita

Coloque a sua boca na parte da frente da gaita, cobrindo os furos de 2 a 4. Agora coloque a língua na barra entre os furos 2 e 3. Isso deve bloquear os furos 2 e 3, deixando em aberto o furo 4. Agora aspire ou sopre o furo 4.

Com isso você tem que conseguir uma nota clara e limpa, sem notas duplas. Pratique isso até conseguir aperfeiçoar essa habilidade. Para depois praticar a escala de Dó (C) abaixo.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

* Observe a mudança de direção do furo 6 para o 7.

Continuem ligados na nossa página e acompanhem as nossas lições :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− cinco = 1