Categorizado | Contra Baixo, Destaques

Como tocar baixo: Dicas para tocar baixo

E ai galera tudo bem? Vamos ver então dicas de como tocar baixo? Você foi feito para ser um baixista? Deseja ver as pessoas curtirem intensamente as suas músicas tocadas? Quer ver o público vibrando? Aqui estão algumas maneiras de como tocar baixo na hora de começar o seu processo de aprendizagem:

Dicas de como tocar baixo

  • Como tocar baixo: Decida que tipo de baixo que você vai tocar. Existem muitas variedades de baixo. Muitas pessoas começam com o baixo padrão de quatro cordas, mas você também pode escolher entre uma grande variedade de instrumentos, com cinco, seis, sete cordas (ou até mais).
  • Como tocar baixo: Seu baixo deve ser confortável na hora de tocar. Deve ter de um peso ideal para você e o braço dele deve encaixar muito bem em sua mão também. Se você está apenas começando, isso pode ser difícil determinar, mas basta dizer que a maioria das pessoas vão estar confortáveis com a maioria dos contrabaixos de quatro cordas disponíveis atualmente no mercado. Você pode notar que a maioria dos contrabaixos em uma loja de música têm formas e dimensões semelhantes. Esta forma é adequada para uma ampla variedade de baixistas. Se você não escolher nada muito radical, é provável que você encontre um que seja adequado.
  • Como tocar baixo: Comprar um baixo usado pode ter a vantagem de custar menos que que um baixo novo do mesmo modelo. Se ele foi tocado por vários anos, significa também que ele provou ser confiável. Por outro lado, um baixo usado pode faltar uma garantia, e pode ter modificações que são impróprias para iniciantes. Este é um exemplo em que um amigo experiente possa servir de ajuda. Outra opção é alugar ou pedir emprestado um baixo.
  • Como tocar baixo: Você pode se informar em lojas de instrumentos musicais sobre informações de cursos e professores que possam te ajudar com dicas e técnicas. Certifique-se de ter uma boa conversa com um professor em potencial antes de querer de aprender a tocar com ele. Deixe-o que revele seus objetivos e aspirações, e pergunte como ele pretende ajudá-lo nesse processo de aprendizagem. Pergunte sobre sua experiência com o instrumento. Pode ser útil fazer contato com seus alunos atuais ou que já foram alunos. Alguns professores vão dar uma ou duas aulas grátis de contrabaixo para que você possa ter uma noção do seu estilo e método.
  • Como tocar baixo: Não desanime se tocar o baixo possa parecer algo estranho à primeira vista. Seu corpo precisa se acostumar com a extremidade mais abaixada de seu instrumento.  Se você sentir qualquer dor nas mãos e punhos, pare de tocar imediatamente. Tocar baixo é uma atividade física, e muitos músicos têm uma rotina de aquecimento, que se estende desde os tendões até as articulações. Dentre as dicas de como tocar baixo essa é uma em que o iniciante realmente tem que prestar atenção evitar tendinites.
  • Como tocar baixo: Encontre uma posição confortável para tocar. O ideal, é o seu baixo estar na mesma posição tanto tocado em pé (com uma correia) ou sentado. Tenha certeza que seus punhos estejam tão retos quanto possível. Evite ângulos extremos de qualquer uma de suas mãos, pois isso provoca tensão e impede a sua capacidade de tocar com fluidez. Relaxado e natural é a chave.

Agora as dicas de como tocar baixo está mais ligada à parte prática!

como tocar baixo

  • Como tocar baixo: Agora é a hora de fazer um som! Certifique-se que o seu baixo está ligado a um cabo, e o cabo ao amplificador. Ligue o amplificador somente após ter plugado o baixo.

Comece a tocar com as cordas soltas. Existem várias maneiras de puxar a corda. Você pode usar as pontas dos dedos, o polegar, ou uma palheta. Cada uma destas técnicas resulta em uma tonalidade diferente. O ideal é variar na maneira de tocar baixo, mas leva algum tempo até se acostumar com todas elas. Vamos começar com a ponta do dedo indicador.

Você não precisa puxar a corda muito forte para fazer um som. Pense no movimento correto como se você estivesse escovando a ponta do seu dedo por sobre a corda. Geralmente, a maior parte do movimento ocorre na segunda falange do dedo. Ao invés de puxar a corda para fora, em direção horizontal, tente fazer o movimento para cima, em direção ao teto.

  • Como tocar baixo: Uma vez que você pegou esse movimento de base, você pode afinar o seu baixo. Você deve fazer isso antes de começar a tocar para garantir um bom som durante suas sessões. Algumas pessoas afinam de ouvido, mas é muito mais fácil com um afinador eletrônico. Em um baixo com quatro cordas, as notas são EADG da corda debaixo (cordas mais grossas) para a de cima (cordas finas).
  • Como tocar baixo: Agora você pode começar a trabalhar a sua mão esquerda. Quando você estiver pressionando uma corda no traste, você está mudando a extensão da corda, mudando assim o seu tom. O polegar de sua mão esquerda deve estar na parte de trás do braço, sem estar levantado por cima. Seus dedos no traste  devem estar ligeiramente arqueados. Pressione a corda com a ponta de seu dedo, ao invés da parte plana. Pode levar algum tempo para determinar a quantidade de pressão que você irá precisar. Não aperte ou pressione demais – use apenas tanto esforço quanto você precisa para fazer uma nota limpa. Essa é uma das melhores dicas de como ticar baixo.
  • Como tocar baixo: Agora você tem uma compreensão básica das técnicas necessárias de como tocar baixo. E não desista!

* Equipamentos necessários:

- Contrabaixo

- Amplificador

- Cabo

- Afinador eletrônico


Dicas de como tocar baixo editado por JP – PortalMúsica

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Um Comentário para “Como tocar baixo: Dicas para tocar baixo”

  1. Fernando disse:

    É importante saber o papel do contrabaixo em um banda:
    http://www.academiadocontrabaixo.com.br/o-papel-contrabaixo-em-uma-banda/

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook