Categorizado | Contra Baixo, Teoria Musical

Como memorizar as notas no braço do baixo

Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os estudantes: Como faço para memorizar as notas no braço do baixo? Nesta lição de hoje sobre como memorizar as notas no braço do baixo, vou passar maneiras boas e ruins de memorizar os nomes da notas no braço, e vou mostrar então um método de memorização que eu aprendi.

Por que eu deveria memorizar as notas no braço do baixo?

Salve no tamanho original para imprimir

Primeiro, por que se preocupar em memorizar as notas no braço do baixo? Porque memorizar o braço do seu instrumento vai abrir mundos para você. Isso vai te ajudar a entender melhor as tônicas, os acordes, padrões de escalas e as suas relações, bem como progressões de acordes, saber tocar em qualquer lugar no braço, ter uma boa leitura ao bater o olho, além da facilidade em se comunicar melhor com outros músicos e expandir a sua bassline. Depois de memorizar as notas no braço do baixo, você não vai saber como você se virava antes disso.

Quanto mais você souber o nome das notas, mais confiança você terá quando for tocar. A concentração aumentada também, você tocará com confiança em qualquer área do braço, melhora a outras áreas porque lhe dá mais atenção para se dedicar a elas. Este aspecto por si só é uma razão o suficiente para memorizar todos os nomes das notas no braço de seu baixo.

Pense nos nomes das notas

Você tem que estar familiarizado nesta linguagem dos nomes das notas, tanto quanto possível. É difícil no início. Tudo trabalha contra você – seus amigos guitarristas falam do número de casas, seus dedos conhecem vários patterns, livros de tablaturas falam de número de casas, etc. É preciso de um compromisso em aprendê-las, mas você vai ficar feliz com os resultados.

Embora você não faça isso constantemente enquanto estiver em um palco, tente pensar no nome da nota de cada nota que você tocar. Você pode tirar algumas músicas ou exercícios que conhece bem e tentar nomear o nome das notas em voz alta. E tudo bem se você começar devagar.

Tente estimular essa linguagem entre os membros da banda se você estiver em uma. O ponto é: use a linguagem dos nomes da notas tanto quanto possível.

Pare de olha fixamente

Uma abordagem muito comum das pessoas é olhar frequentemente o diagrama, na esperança de decorá-lo. Memorizar desta forma leva uma eternidade e, muitas vezes não cola. Olhar para um diagrama é uma atividade passiva. Você precisa usar uma abordagem na qual use a sua mente ativa para encontrar as notas. É uma luta em primeiro lugar. Seja paciente com você mesmo.

Acesso direto vs. Acesso indireto

Em sua mente, você precisa de reconhecimento imediato de cada nota no braço do baixo. Porque a música é baseada no tempo, muitas vezes há pouco tempo para pensar. Então o reconhecimento do nome da de cada nota no braço do baixo deve ser uma reação, um reflexo. O caminho não é iniciar através de uma nota que você conhece bem, e ir trabalhando até chegar naquela nota que precisa. Não há tempo para isso! Seu objetivo é ser capaz de identificar instantaneamente cada nota de cada traste sem associá-la a outro.

Evite Patterns (padrões)

É difícil, mas tente evitar encontrar o nome das notas usando patterns, isso facilita na hora de memorizar as notas no braço do baixo. Patterns, como a oitava, são úteis em estágios iniciais. Mas você precisa avançar além deste ponto.

Pressão Rítmica

Quando tiver praticando um exercício para entender melhor ou memorizar as notas no braço do baixo, use um metrônomo. Pratique esses exercícios em um pulso bem firme. Raramente é mencionado, mas usando um metrônomo é uma boa ajuda para sua memorização. Quando você toca em um ritmo constante você treina a sua mente a de forma mais ligeira. Pensar la na frente é algo importante em se tratando de música. Comece devagar e quando se sentir seguro acelere (uma receita básica).

Pronuncie em voz alta as notas

Outro jeito de memorizar as notas no braço do baixo é nomear as notas em voz alta conforme você pratica. Isso realmente ajuda a reforçar. Pode parecer bobo, mas eu prometo que isso faz a diferença.

Em Resmo

Ao apreder o nome das notas no braço do baixo, seu objetivo é encontrar a nota em uma única etapa. Não olhe fixamente para um diagrama. Use sua mente para ativamente encontrar as notas. Evite os patterns para encontrar as notas no braço. Sempre pratique utilizando um metrônomo para te manter na linha, e reforço o nome das notas falando o nome delas em voz alta.

No artigo posterior, vamos ver 2 caminhos práticos para memorizar a notas no braço do baixo!

Como memorizar as notas no braço do baixo editado por PM

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

3 Comentários para “Como memorizar as notas no braço do baixo”

  1. Tomaz Filho disse:

    Lendo as explicações, muito abalizadas, diga-sede passagem, cheguei à conclusão que o melhor caminho para memorizar,é estudar e estudar. Sem isso não vamos a lugar algum.

    Grande abraço,
    Jornalista Tomaz Filho/Brasilia-DF.

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] A Leitura Musical para Memorizar as Notas no Braço do Baixo é um método importante para quem quer memorizar o nome das notas no braço do baixo. Antes de prosseguirmos gostaria que você desse uma olhada neste artigo sobre Como memorizar as notas no braço do baixo. [...]

  2. [...] eu havia feito uma abordagem sobre como memorizar as notas no braço, uma visão mais geral (clique aqui). Também mostrei um método de memorização baseado na leitura musica (clique aqui). Pois então, [...]


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook