Como limpar o braço da guitarra ou violão

Como limpar o braço da guitarraNeste artigo, iremos falar um pouco sobre como limpar o braço da guitarra. O legal da guitarra é poder fazer música com elas, mas, muitas vezes, a parte ruim é ter que passar um tempo fazendo serviço de manutenção em seu instrumento, enquanto  poderia estar tocando ele.

Por que limpar o braço da guitarra

Olhe para a saúde da sua guitarra, assim como você olharia para a sua saúde. É uma boa maneira de entender a importância de tomar certos cuidados, previnindo problemas futuros. É uma má idéia esperar o braço da sua guitarra estar sujo e danificado para então tentar reverter a situação.

Tomar cuidado da sua guitarra não irá apenas ajudar na sonoridade mas também ajudará você a tocar mais facilmente, bem como manterá o valor do seu instrumento. Além disso há a questão da vaidade: uma bela guitarra é algo que todos gostam de ver.

Há várias partes da guitarra que precisam de manutenção ocasionalmente, mas iremos nos focar na limpeza do braço da guitarra, que é um local constantemente alvo dos seus dedos, e estes podem trazer muita sujeira e suor (mesmo que você não veja).

O braço da guitarra precisa ser limpo com frequência. Como dito anteriormente, você possui bastante sujeira em suas mãos e também nos seus dedos, sem contar a oleosidade natural da pele e o suor que produzimos. Para completar a mistura, há também o pó do ambiente que irá grudar no braço facilmente depois desse tratamento.

Como limpar o braço da guitarra

Limpar o braço da guitarra é um processo simples, que não exige muito esforço. Primeiro, retire as cordas da guitarra, de modo a deixar o braço liberado para executar a limpeza.

Pegue um pano ou trapo limpo e seco e passe ele pelo braço da guitarra, sem pressionar muito. Particularmente, aconselho essas toalhas de micro-fibra, pois elas não se desmancham ou ficam soltando pêlos, além de limparem muito bem. Você verá que a maior parte da sujeira presente no braço da guitarra vai sair sem dificuldade. Poderá haver alguns acúmulos de sujeira aqui e ali que precisarão de uma atenção especial para serem removidos. Existem muitas ferramentas que as pessoas usam para limpar, como palha de aço por exemplo – mas abaixo irei listar as formas mais utilizadas para limpar o braço da guitarra:

Esponja de lã de aço 00001- Esponja de lã de aço: Use a lã mais fina possível. Recomendamos a do tipo #0000 (mais fina). Passe com muito cuidado, ou você acabará arranhando o braço da guitarra. Faça o movimento de polir no sentido paralelo aos trastes da guitarra, não passe a esponja de aço através deles. Isto irá remover resíduos mais difíceis de sair, bem como irá melhorar sua ação na guitarra. Se você acabar com algumas marcas no braço da guitarra de cortesia da esponja de aço,  tente pegar um outro pedaço de lã e faça o polimento nesses locais. Certifique-se de remover qualquer resíduo de lã de aço, ou eles acabarão sendo atraídos pelos imãs dos seus captadores.

2- Facas, réguas de aço e cartões de crédito: Sim, estes também podem ser usados, porém, eu não os recomendo. Neste caso, seja cuidadoso tanto com você mesmo, bem como com o braço da guitarra. Este caminho só deve ser seguido se realmente as outras formas não tiverem resolvido muito o problema de sujeira ou se você não tiver outra coisa melhor para usar na limpeza. Seja gentil com o instrumento ao limpar o braço da guitarra com estas ferramentas.

Escova Plastica de Limpeza3- Escova plástica de limpeza: Falando em como limpar o braço da guitarra, dentro das ferramentas já citadas, esta opção é a mais segura, pois tem poucas chances de arranhar o braço da guitarra e tem o mesmo poder de limpeza das outras.

Ok, se tudo der certo, você deverá estar olhando para o braço da sua guitarra limpo. A última coisa que você deve fazer é aplicar um pouco de óleo no braço da sua guitarra. Este óleo irá ajudar na preservação do instrumento. Algumas pessoas recomendam óleo utilizado em móveis, enquanto outros recomendam óleo de limão. Alguns fabricantes de guitarra e acessórios para guitarra fabricam estes óleos e geralmente são a base de limão. Aplique uma pequena quantia de óleo em um pano macio e aplique-o gentilmente no braço da guitarra, algumas vezes durante o ano. Não exagere na aplicação para não deixar o braço da sua guitarra encharcado.

Kit Dunlop com Óleo de Limão
Kit Dunlop com Óleo de Limão

Espero que tenham gostado deste artigo sobre como limpar o braço da guitarra e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete × = 42