Como ler um diagrama de acorde

Saber ler um diagrama de acorde e entender os desenhos dos acordes pode parecer algo simples, mas é algo bem importante se você deseja tocar acordes no seu violão, portanto, a primeira coisa que precisa fazer é saber ler um desenho de acorde.

Como entender um diagrama de acorde?

Aqui está um exemplo de um diagrama de acorde para violão:

1° Exemplo

tabela de acordes para violão e guitarra

 

 

Agora vamos explicar como ler um diagrama de acorde:

tabela de acordes para violão e guitarra

Como podemos ver, são 6 linhas da esquerda para a direita e 6 linhas de cima para baixo:

  • As linhas de cima para baixo (verticais) representam as cordas do violão. A linha mais à esquerda da tabela representa a corda mais grossa do violão ou guitarra (corda E em negrito). A linha mais à direita da tabela representa a corda mais fina (corda E).
  • As linhas da esquerda para a direita (horizontais) representam os trastes, e os espaços entre eles seriam as casas. A linha superior é a pestana da guitarra, e a segunda linha é o primeiros traste e assim por diante.
  • Os pontos pretos no diagrama desse acorde representam os dedos, então a bolinha preta quer dizer que você tem que posicionar os dedos ali entre os trastes e tocar a corda. Geralmente uma tabela de acordes para violão e guitarra não irá dizer qual dedo deverá ser colocado, mas na maioria das vezes parecerá obvio adivinhar qual dedo colocar.
  • Os pontos brancos no diagrama representam as cordas soltas. No exemplo acima, os pontos brancos estão acimas das cordas G  e E, e isso significa que essas cordas devem ser tocadas de forma solta, sem se preocupar em pressionar o traste.
  • As cordas que não tiverem as bolas pretas ou brancas não devem ser tocadas!
  • A letra C no topo deste diagrama de acorde representa o nome do acorde.

Agora, apenas mais uma coisa a ser considerada para você ser um expert neste assunto, dê uma olhada no exemplo a seguir:

2° Exemplo

tabela de acordes para violão e guitarra

Você percebe esse 5 na esquerda do diagrama, isso significa que o primeiro traste do diagrama é o atual quinto traste no braço da guitarra.

Então, por este diagrama você deve tocar da seguinte maneira:

  • Corda E grossa não deve ser tocada
  • 5ª casa  na corda A
  • 7ª casa corda D
  • 7ª casa na corda G
  • 6ª casa  na corda  B
  • 5ª casa na corda E fina

Só mais um pequeno complemento, na maioria das vezes parece óbvio qual dedo usar em um desenho de acorde para violão e guitarra, mas em alguns casos pode não ser tão fácil assim, só para relembrar:

1° Dedo – Indicador
2° Dedo – Médio
3° Dedo – Anelar
4° Dedo – Mínimo ou Mindinho

Aproveitando o gancho, caso você não saiba como ler tablaturas, acesse o nosso link em Como Ler Tablaturas.

Então é isso pessoal,  esses diagramas para violão de forma geral são fáceis de aprender. Espero que fique claro para àquelas pessoas que não sabiam como interpretar ou não sabiam como ler uma tabela de acordes para violão e guitarra.

Comentários

Trackbacks

  1. […] Aprender algo sobre teoria musical também ajuda bastante. A teoria simplifica a memorização dos acordes do violão além de te dar a sensação de estar fazendo a coisa certa, em vez de apenas aprender alguns diagramas de tabelas de acordes. Se você não tem ideia ou está em dúvida em como ler acordes de violão ou guitarra, eu sugiro você ler este artigo sobre como ler tabela de acordes. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 − = zero