Como ler Partitura/Escrita Musical: Lendo uma partitura

Olá, esta é a última lição sobre Como ler Partitura/Escrita Musical.  Nesta lição de hoje pretendo mostrar os diferentes tipos de notas e o que elas significam assim como as Fórmulas de Compasso.

Para começar, vamos ver esta seguinte fórmula de compasso.

 

 

Há uma diversidade de tipos de fórmulas de compasso, mas todas elas terminam da mesma maneira. O número de cima do compasso representa quantas batidas ou pulsos tem esse compasso. Agora você deve estar se perguntando, quanto tempo tem cada batida? Isto depende do número representado em baixo. O número em baixo representa um certo tipo de nota. Assim será mostrado no diagrama abaixo:

 

 

 

 

O que este diagrama mostra é que o número encontrado na parte inferior desta “fração” determina o comprimento da batida. Assim como você pode ver, a figura é bastante auto-explicativa. O 2 representa uma mínima, o 4 uma semínima, 8 uma colcheia. Isso é basicamente o que você precisa saber em se tratando de Fórmula de Compasso. O número de cima mostra quantas bastidas você tem em um compasso e o número em baixo o tempo de cada batida.

Agora, a última coisa que você precisa saber sobre leitura musical é o significado de cada figura dessas notas musicais, ou figuras de som. Por exemplo:

O diagrama acima possui duas linhas. A primeira linha mostra os diferentes tipos de Figuras de Silêncio. A segunda linha é o comprimento da nota correspondente. A primeira figura é uma semínima, a segunda é uma colcheia, e a última é uma semicolcheia. A figura de silêncio serve para demonstrar o comprimento desta nota em silêncio, aquele momento onde o músico não toca nenhuma nota. Então, o silêncio é relativo ao comprimento da nota. As notas abaixo significam o suposto comprimento dessa nota. O tom da nota depende de onde ela é colocada em uma pauta musical.

Agora vou mostrar um exemplo onde a maioria das coisas que foram abordadas aqui são aplicadas. Este pedaço de música demonstra os diferentes tipos de notas e tipos de figuras de silêncio. Ele usa acidentes tanto quanto sustenidos quanto como bemóis. Este exemplo é o tema de Star Wars

Para informações complementares: pt.wikipedia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 × dois =