Como Ler Partitura/Escrita Musical: Introdução

Olá, hoje iremos explicar a todos vocês como fazer uma leitura básica de uma partitura. Lembramos que não é preciso já estar tocando algum instrumento para saber ler música. Muitas de nossas lições e na música em geral, são baseadas em partituras, por isso, somente ler tablaturas pode não ser o suficiente, por isso é importante ter esse entendimento sobre partituras.

Como Ler Partitura/Escrita Musical: Introdução

 

Vamos começar então com a pauta musical ou pentagrama, abaixo temos o seguinte pentagrama:

pentagrama musical

Como podemos ver, uma pauta possui 5 linhas. Cada linha representa uma única nota, enquanto que cada espaço representa também uma única nota.

pauta musical

A próxima coisa básica a aprender agora é que existem notas acima e abaixo de uma pauta musical.

como ler partituras

Cada linha e espaço representa uma nota diferente. Tem um pequeno truque para ajudar a decorar quais são essas notas em cada linha e entre cada linha. Existe uma pequena rima que começa da linha de baixo pra cima: Every Good Boy Does Fine. As letras iniciais representam as notas.

como ler música

Como sabemos, cada espaço entre as linhas reprensentam notas diferentes também.  As letras iniciais formam a palavra em inglês: FACE.

Como podemos ver as notas juntas formam um padrão emergente.

Este padrão também se aplica abaixo da pauta mas de forma reversa. EDCBAGFE e assim por diante..

Agora como você pode perceber, é muito ridículo ter tantas notas assim abaixo da pauta musical. É aí que entra a Clave de Fá.

A linha de cima desta clave é a segunda linha abaixo da clave de Sol.

Esta clave permite que instrumentos mais graves ou em tonalidades mais graves toquem suas partes sem ter que aprender o que todas as notas significam sobre e abaixo da clave de sol. As notas na clave de fá seguem como devem seguir. A linha inferior é G e subindo fica em: ABCDEFGA. A estando na linha superior da clave de fá que também pode ser mostrada como uma A duas linhas abaixo da clave de sol.

Chegamos ao fim desta lição. Vimos então quais são todas as notas em ambas as claves de Sol e Fá. Na próxima lição veremos o que esses símbolos , e significam e o que eles fazem para o tom das notas.

Caso vocês tenham ainda alguma dificuldade sobre as claves, nós temos um artigo à respeito com informações detalhadas aqui neste link – Teoria Musical: As Claves.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 × seis =