Como fazer Riffs de guitarra

Os riffs de guitarra são simplesmente um padrão de notas que é geralmente derivada de um acorde ou uma escala. A parte mais memorável das canções de rock, é o riff. Em muitos casos, esses riffs de guitarra são bastante fáceis de serem tocados. Bandas como The Beatles, Led Zeppelin e Rolling Stones, e Metallica tem bastante desse recurso, principalmente nas suas principais canções!

Vejamos alguns exemplos interessantes de riffs de guitarra:

“Enter Sandman” do Metallica

riffs de guitarra

Um exemplo de como esse riff de guitarra é tocado:

Outro clássico é Sweet Child O’Mine do Guns N´Roses

riffs de guitarra

Embora por vezes parece ser algo aleatório, muitas vezes, um monte de trabalho entra em um riff de guitarra. Os riffs de guitarra ou solo são compostos de conceitos diferentes dentro da esfera da teoria da música. Os guitarristas compõem esses pequenos pedaços de música baseado em influências, o conhecimento de teoria musical e estilo pessoal.

Dicas de como criar Riffs de Guitarra

I – Utilize as escalas cromáticas e pentatônicas. Essas sobreposições no braço da guitarra ajudam os músicos a criar riffs mostrando a eles quais notas pertencem a uma tônica. Isto será muito valioso para você quando estiver compondo. Anote sua composição em um caderninho para não esquecer.

II – Encontre melodias em outras músicas e adapte-se. Se você está tocando blues, jazz ou rock and roll, você sempre terá as suas inspirações na hora de criar os riffs de guitarra. Ouça os grandes exemplos e crie algo na sua própria mistura de sons.

III –
Use o minimalismo. A grande maioria dos bons guitarristas não quebram a sua cabeça pensando em intrincados riffs; eles simplesmente criam esses poderosos riffs de guitarra com apenas algumas notas. Alguns utilizam técnicas como o hammer-on (jogue um dedo adicional sobre o braço da guitarra para ouvir a sua nota musical “saltar”) ou simplesmente repita notas em um ritmo interessante. Tente encontrar cerca de quatro de suas notas favoritas e toque-as em seqüências legais, e você pode ouvir um grande riff nascer.

IV – Ponha o seu riff para fora, seja cantarolando ou em zumbido, e então toque. Desde que nós tendemos a pensar na escala cromática, qualquer coisa que você pode ouvir você deve ser capaz de tocar com um pouco de prática. Pensando em melodias ao acaso também é uma boa maneira de se criar Riffs de Guitarra.

V – Improvise com a sua turma. Quando se trata de guitarra, muito trabalho ainda é feito pela banda. Quando você olha para o que se passa nas sessões de estúdio da grande indústria, é muitas vezes um processo colaborativo. Se você estiver tocando com outros músicos, você pode ter um monte de ótimas dicas numa sessão livre sobre riffs de guitarra, evitando muitas vezes ter que fazer o trabalho todo sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + 4 =