Como escolher um amplificador para violão

Você anda procurando por um amplificador para o violão? Está perdido ou não tem muita certeza do que comprar ou se realmente precisa de um? Então todas essas dúvidas nós tentaremos explicar aqui. Tentaremos expor as informações mais relevantes na hora de aquirir um amplificador acústico!

Como escolher um amplificador para violão

Por quê comprar um amp para violão?

como escolher amp acusticoVale muito a pena gastar um tempinho se informando e pesquisando para adquirir um amplificador ideal para violão, porque pode ser um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu progresso e reconhecimento como um violonista sério. Vamos pensar, se você fosse ou é um contrabaixista, você não gostaria de tocar o seu baixo em um amplificador para guitarra, ou então você não gostaria de plugar a sua guitarra em um amplificador de teclado. Talvez você até possa fazer isso, mas não vai soar tão bom quanto deveria ser. Também você não deveria usar um amp de guitarra para o seu violão caso esteja preocupado com seu tom.

Se você deseja seriedade para a sua banda ou na sua tentativa de tocar ao vivo ou deseja sucesso na sua carreira, começar certo tendo equipamentos adequados é um bom caminho para conseguir boas críticas.

Características básicas de um amplificador acústico

Primeiro ele tem que ter como finalidade deixar o mais fiel possível o som original de seu violão.

Um amp típico de violão é um solid state, projetado para adicionar cor no seu som. Que ajuda passar o verdadeiro som de seu violão. O melhor amplificador de violão tem como missão principal apenas deixar o som original ampliado, antes que qualquer coisa extra faça isso.

Em segundo lugar, tem que ser durável e confiável. A necessidade de ser confiável vem da capacidade de não deixá-lo na mão quando precisar dele. Isso vem de um design inteligente e da qualidade de fabricação.

Terceiro lugar, a versatilidade, checar se ele tem entrada de microfone para os vocais, saídas para sistema P.A, falantes e sub woofers. Efeitos como chorus e reverb embutidos também. Porém, dependendo do caso, isso pode ser algo essencial ou não, abordaremos mais sobre isso depois.

Antes de adquirir um amp acústico certifique-se de:

1) Certifique-se de que o amplificador seja adequado aos captadores do violão. Captadores para violão vem em uma variedade de modelos. A maioria dos amps para violão são projetados para captadores piezo, que é o padrão na maioria nos violões elétricos. Se você tem um captador passivo, então compre um amp que realmente seja projetado para isto, se não seu dinheiro não valerá a pena.

A principal diferença entre um aplificador de guitarra para um de violão é a parte eletrônica usada para aumentar a tonalidade acústica, por isso é muito importante encontrar um amplificador adequado para o seu violão. Alguns amplificadores acústicos até vêm com vários ajustes para vários tipos acústicos, e até mesmo um seleto grupo tem uma entrada XLR.

2) Toque nele. Independente das qualidades e características, você nunca deve gastar dinheiro em um amplificador acústico sem nunca antes ter tocado nele. Simplesmente não há maneira melhor de ouvir o que um amplificador tem a oferecer. Então é melhor testá-lo antes. Teste com controles e EQ. Se seu violão tem um equalizador nele, desligue-o ou então deixe as configurações no meio. Deixe o seu violão em um volume moderado em cerca de 75% da sua potência total (nem sempre vai ser possível alterar o volume do violão dependendo do tipo de captador usado). Tente obter um bom som do amp de forma isolada, sem mexer nos ajustes do seu violão.

3) Não se preocupe muito com efeitos digitais.  A maioria dos amplificadores de violão possuem efeitos que deixam a desejar, e se um efeito tipo flange é importante para você, é melhor comprar um pedal separado. A única exceção é o Reverb, já que a maioria dos violonistas usarão um toque de reverb em suas perfomances ao vivo. Certifique-se então de conferir sobre este efeito antes de decidir a sua compra. Particularmente gosto dos amps da Crate, pois as configurações do Reverb permite um som bem limpo.

Os melhores amps para violão são aqueles que vão mantê-lo tocando de forma contínua. Lembre-se que você tem que levar essas coisas nos seus shows e nos ensaios, por isso não cometa o erro de comprar um amp que seja pouco prático ou difícil de lidar.

Agora que você está decidido a comprar um, vem outras perguntas como:

Onde eu estou indo tocar?

Quão alto/potência eu precisarei para satisfazer minhas necessidades?

Quero apenas um plug and play ou vou precisar moldar meu tom?

Quanto estou disposto a gastar?

Antes de vermos essas questões,  mostraremos embaixo alguns bons modelos e depois veremos as respostas para estas perguntas.

Amplificadores Acústicos Ultrasounds

Projetado nos Estados Unidos, os amplificadores Ultrasound são ótimas opção de entrada em se tratando de amps acústicos. São resistentes e oferecem boas condições para uma boa perfomance. Seus preços e tamanhos variam bastante que vai desde os modelos Ultrasound AG-30 para o Ultrasound PRO-250.

amps acústicosUltrasound AG-50DS4

Amplificadores Acústicos Fishman

A Fishman atua neste mercado desde o início da década de 80. São amplificadores de nível mais profissional do que os Ultrasound. Eles oferecem alguns modelos como o Fishman Loudbox 100, que é um bom amp de 100 watts, ou então o Fishman Loudbox Performer que pode lhe ajudar em uma casa de shows bem cheia com seus 130 watts. Uma linha interessante da Fishman é o Fishman SoloAmp. Para aqueles que cantam/tocam o Fishman SoloAmp  oferece 220 ​​Watts de potência em uma única torre que atua tanto como um amplificador quanto como um P.A. Com apenas 12kgs é bem fácil de transportar em seus shows.

Amplificadores acústicosFishman Loudbox 100

Amplificadores Acústicos AER

Essa marca faz amps ao estilo “high end”, se você estiver procurando por um modelo definitivo esta é uma ótima opção. Se você tem experiência com amplificadores e sabe das características que está procurando então o Acousticube III pode satisfazê-lo com seus 120 watts de potência a partir de um gabinete solidamente construído com eletrônica de primeira qualidade (projetado pelos alemães). Não precisa de um tão forte assim? Então o Compact 60 pode dar a mesma qualidade mas com 60 watts. É uma marca que vale a pena você dar uma pesquisada pela sua qualidade final.

amplificador para violãoAER Compact 60

Amplificadores Acústicos Schertler

Melhor por último? Depende pra quem você perguntar, mas muitos concordam que esta é uma das melhores marcas de amps acústicos.  Com uma tradição que vem desde o começo dos ano 80, a Schertler tem uns modelos muito interessantes. O Schertler David pode trazer muitas alegrias com seus 80 watts. Apesar dos seus 80 watts ele realmente é forte pela sua acústica. Se você precisa de algo mais forte eles têm o modelo chamado de Schertler Unico model 185 com seus 185 watts.

amplificador de violãoSchertler David

Amplificadores Acústicos Fender

Se você gosta do visual clássico nos amplificadores elétricos, então provavelmente você vai gostar do Fender Acoustasonic Junior. Se não fosse pela entrada XLR no canal 2, traseira fechada, um design solid-state e uma fachada marrom, ele poderia ser facilmente confundido com o Fender Deluxe Reverb. Apesar do incoveniente que eu achei (particularmente) do layout do painel frontal pouco prático, ele soa maravilhosamente bem um violão com cordas de aço. Uma versão grande dele seria o Fender Acoustasonic Junior SFX, com seus 2 falantes de 80 watts. Ele soa muito bem em situações onde requer um som bem la em cima, ele ajuda a reforçar os graves também.

amplificadores de violãoFender Acoustasonic Junior

Amplificadores Acústicos SWR

Não poderia deixar de fora dessa lista o SWR Strawberry Blonde. Ele é um sucesso de venda nos Estados Unidos pelo seu tamanho prático e preço acessível. É um modelo simples com apenas um canal de entrada, projetado claramente para aqueles que querem apliar seu violão contendo um único captador, sem a necessidade de vários canais.

como escolher um aplificador para violãoSWR Strawberry Blonde

Amplificadores Acústicos Marshall

A Marshall tem uma boa confiabilidade, som bom e preço razoável. O modelo Marshall AS100D é completo com potência suficiente, com entradas para micrifone, efeitos e saída para sistema PA e falantes. Outro modelo mais barato seria o Marshall AS50D.

amps marshallMarshall AS100D

Outros modelos interessantes:

  • Roland AC-60 (não tive muito tempo de testar)
  • Ibanez Troubador 25
  • Rivera Sedona 55 Doyle Dykes Signature combo (altamente recomendado)

Depois destas sugestões dadas, você pode perceber que os modelos variam muito, e tudo varia, de acordo com a necessidade do músico. É por isso que eu deixei as respostas das perguntas lá de cima pro final. Você precisa de energia para tocar em um clube ou um lugar grande? Ou precisa para locais menores e mais íntimos? Embora os Watts nem sempre refletem o verdadeiro som do amplificador, é um excelente ponto de partida para saber até onde o amp pode alcançar. Depois de ter respondido essa pergunta, você será capaz de passar para as outras questões.

Você vai se apresentar sozinho? Você precisa mais do que uma entrada para instrumentos? Vai precisar do som mais limpo possível ou precisa de efeitos? Lembre-se da dica do item 3 acima, mas os modelos acima tendem a suprir estas necessidades.

Considerações Finais

Para escolher um amplificador para violão o melhor conselho que podemos dar é que você faça uma lista de todas as perguntas levantadas neste artigo  anote-as e responda antes de gastar o seu dinheiro. Isso facilita as coisas. Outras marcas não mencionadas que são boas para um amp de entrada eu citaria a Crate, Epiphone e Ibanez.

Dê a sua sugestão também e participe :)

Comentários

  1. Andre diz

    Ja testei o Marshall, os Roland ac-33 e ac-60, Ibanez Troubador, Vox, Schertler e o Aer… Para mim nenhum se iguala ao AER. Um som limpo e cristalino, até hoje é o melhor para o meu violao, que é um Takamine de nylon…Abracos a todos…

  2. diz

    Eu já experimentei alguns desses. Gosto muito do Schertler. Já usei um Trace Acoustic também com ótimos resultados. Mas para mim, o único que se compara ao AER é o Acoustic Image Coda. Eu geralmente microfono o amplificador ou então uso um microfone DPA no violão quando é um sistema grande. E o sistema de captação que uso no violão é um Carlos Juan. Tem sido bastante satisfatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 11