Como escolher o captador ideal para guitarra e violão

Como escolher o captador ideal para guitarra

Substituir um captador por outro é uma atitude muito comum para os guitarristas. Mesmo um iniciante sabe que um captador de menor qualidade irá afetar no som que a sua velha ou nova guitarra produz. Quando alguém compra uma guitarra que não seja cara ou com custo menor, geralmente ela vem com captadores que, ou são de má qualidade, ou não são ao gosto do consumidor. Por esta razão, você pode encomendar ou comprar muitos captadores diferentes de muitas empresas diferentes para melhor atender o som que você deseja.captador ideal para guitarra e violão

Muitos fabricantes oferecem uma grande variedade de captadores para todos os tipos de guitarras. Alguns dos principais tipos de captadores são os single-coil, humbuckers e os captadores acústicos. Os captadores single-coil são geralmente vistos nos populares Fender Stratocaster. O Stratocaster não é a única guitarra que leva este estilo de captador. Milhares de outras guitarras também a usam. A diferença principal entre um modelo Stratocaster de outra guitarra usando captadores single-coil é a empresa que fabrica os captadores! A Fender oferece uma qualidade superior dos seus captadores single-coil, mesmo que o seu “strat” não venha equipado com aquele captador ideal. Provavelmente é melhor experimentar diferentes guitarras no mesmo amplificador para saber o som que melhor lhe agrade. Os capatadores single-coil têm um tom mais clássico, com um feedback mais perceptível. Embora, a Fender produz captadores que produzem menos desses feedbacks, e algumas das guitarras podem utilizar até três captadores diferentes ao mesmo tempo.

Se você estiver procurando por timbres mais poderosos, os captadores humbucking podem ser a sua melhor opção. Empresas como a “Seymour Duncan” e “Dimarzio” oferecem captadores para uma ampla gama de guitarristas. Há humbuckers para qualquer tipo de  som desde o blues até um metal pesado. Estes fabricantes têm descrições em seus captadores caso ele tenha um tom mais grave, ou agudo ou brilhante. Mas também existe humbuckers ao estilo vintage, geralmente visto nas guitarras das Gibson Les Paul.

Como escolher o captador ideal para o violão

Os violões exigem apenas um pequeno captador e a variedade não é tão grande. Os captadores de violão não são tão amplos devido ao fato de que você está apenas tentando amplificar o som do violão e não mudar o tom acústico.

Há 3 tipos principais de captadores acústico: Captadores Soundhole, Captadores Undersaddle e  Captadores Soundboard.

captador ideal para guitarra e violão• Os captadores soundhole geralmente deixam o som e o aspecto do seu violão parecendo mais com uma guitarra. Mas geralmente esses captadores estilo soundhole diminuem o som acústico. Soundhole é o nome em inglês para a parte do violão chamado de Boca, e de fato ele é instalado nessa região do violão.

• Já os captadores soundboard, ou transdutores soundboard são os que mais soam natural dos três. Apesar de serem mais propensos aos feedbacks ou retornos, eles lhe dão um som mais natural, se a naturalidade for o objetivo, esse é o captador ideal.

• E por último então fica os captadores undersaddle ou transdutores undersaddle, soa mais natural do que o captador soundhole, mas são mais usados para dedilhados com toques leves a moderado. Este não seria um captador ideal ao dedilhar com toques mais duros, ou tocar com palhetadas mais pesadas, pois pode fazer com que o transdutor undersaddle soe estranho.

Depois dessa breve introdução sobre todos os diferentes tipos de captadores disponíveis hoje em dia, espero que você faça uma boa escolha na hora de comprar um captador. Além desse artigo sobre Como escolher o captador ideal para guitarra e violão, aconselhamos você visitar nossos outro artigos sobre captadores (captadores para guitarra) e (captadores para baixo).

Espero que esse artigo possa lhe ajudar na sua busca pelo captador ideal :)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


dois × 9 =