Como afinar violão de ouvido: Parte 2

Fala galera! Após esclarecimentos iniciais da nossa primeira parte sobre como afinar violão de ouvido; ao falarmos sobre as vantagens de saber afinar o violão de ouvido, e após apresentarmos uma técnica de afinação sem ajuda de quaisquer aparelhos ou instrumentos, hoje – portanto, veremos uma outra maneira de afinação de ouvido. A nossa afinação de hoje deverá ter ajuda de um teclado!

Como afinar violão de ouvido: Parte 2

Achando uma referência para a corda Mi grave

A primeira corda a ser afinada é justamente a mais difícil! Obviamente em caso de você não estiver por perto de um computador ou não tiver ajuda de um afinador ou professor, um dos melhores sons que você poderá ter como referência na hora de afinar de ouvido é através de um teclado. Você consegue encontrar um modelo de som para a corda E grave na tecla de Mi abaixo de Dó central (Middle C). Veja na figura abaixo:

Como afinar violão de ouvido

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de não houver algum guitarrista ou teclado por perto, em últimos casos peça para um baixista tocar a nota Mi com a corda E4 na 12ª casa, ou com a corda D2 na segunda casa (são as mesmas notas), isso também servirá como referência.

Passo 1 – Corda E6 (Mi Grave)

Após arranjar alguma referência de som para essa corda, nós podemos começar a afinar violão de ouvido! Primeiro ouça o Mi dessa sua referência, e a partir daí comece a ajustar a sua tarraxa até que não consiga ouvir nenhuma diferença entre os dois modelos de som.

Este é o aspecto mais desafiador de toda a tarefa – você tem que ser capaz de ouvir a diferença entre as notas … contudo, ela vem com a experiência, de modo quepossa parecer difícil saber afinar o seu violão na primeira vez.

Passo 2 – Corda A5 (Lá)

Após afinarmos a nossa primeira corda, vamos para próxima corda, mas primeiro veja esta figura:

como afinar de ouvido

 

 

 

 

A nota de Lá (A) apresentada na imagem – na 5ª casa na corda E6 e a nota vazia da corda A5 são exatamente as mesmas notas (ou ao menos deveriam ser se o seu violão estiver afinado).

Então o que você tem que fazer agora é usar a nota Lá na 5ª casa na corda E6 (Mi grave) como referência enquanto afina a corda de Lá (processo similar ao que fizemos anteriormente).

Você toca a nota de Lá e ajusta a finação na tarraxa da corda A5 até não haver nenhum diferença na sonoridade.

Passo 3 – Corda D4 (Ré)

Se você der uma outra olhada na imagem, notará um caso semelhante aqui. Existe uma sonoridade de Ré na 5ª casa da corda A5. Então use-a como referência para afinar a sua corda D4.

Passo 4 – Corda G3 (Sol)

Mesma coisa aqui. A nota de Sol na 5ª casa da corda D4 é a mesma que a nota vazia da corda G3.

Passo 5 – Corda B2 – (Si)

Neste caso aqui é um pouco diferente. Se você der uma olhada de novo na figura acima, você vai notar que o Si na corda G3 não está na 5ª casa, mas sim na 4ª casa. Mas o método é o mesmo.

A sua referência será a nota de Si na 4ª casa na corda G3.

Etapa final – Corda E1 (Mi Agudo)

Desta vez, estamos de volta ao padrão original – use a sonoridade de Mi a partir do 5ª casa da corda B2 como referência para afinar a corda E1.

Uma vez que você terminar este passo final, o seu violão deverá estar afinado. Se não for você vai ter que começar de novo.

Uma boa maneira de verificar se está afinado ou não, é ao tocar alguns acordes básicos para ver como esta a sua sonoridade. Use os acordes mais básicos, como: C, E, G maior.

Se você tiver alguma outra dica e gostaria de contribuir para melhorar ainda mais com o nosso artigo sobre como afinar violão de ouvido, por favor, não exite! Até a próxima lição.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 + três =