Categorizado | Guitarra, Violão

Como afinar violão ou sua guitarra

Aprender a como afinar violão, ou sua guitarra, muitas vezes para um iniciante pode ser algo tedioso, ou um processo que não seja tão imporante assim, mas eu explicarei o porquê de ser tão importante assim aprender a como afinar violão ou guitarra. Talvez o aspecto mais frustrante de aprender a tocar guitarra é que inicialmente parece impossível tocar qualquer coisa que soe realmente bem. Embora seja verdade que leva algum tempo para aprender as técnicas necessárias para tocar as músicas bem, o verdadeiro motivo que faz com que os iniciantes não produzam um som legal é porque sua guitarra não está afinada. Agora, vamos explicar passo a passo como afinar violão ou como afinar guitarra:

Quantas vezes eu deveria afinar a minha guitarra?

Você deve afinar a sua guitarra ou seu violão cada vez que pegar ele para tocar. Guitarras e violões (especialmente os mais baratos) tendem a desafinar rapidamente. Certifique-se de que sua guitarra ou seu violão estão afinados enquanto pratica, pois o simples ato de tocar pode fazer com que as cordas saiam de sintonia.

Quanto tempo demora afinar a guitarra ou afinar o violão?

Na primeira vez você pode levar cinco minutos ou mais para deixar seu violão ou guitarra afinado, mas quanto mais você fizer este procedimento, mais familiar ele irá ficar. Muitos guitarristas ou violonistas conseguem afinar seus instrumentos em torno de 30 segundos.

Vamos aprender o processo de como afinar violão ou guitarra:

Para começar a afinar a guitarra ou o violão, você precisa de um “tom de referência” de outra fonte. Depois de encontrar uma fonte para esse passo inicial (que poderia ser um piano, um diapasão, outra guitarra, outro violão ou até mesmo um telefone!), você será capaz de afinar seu instrumento com esta única nota.

Observação: Sem um tom de referência, você pode afinar sua guitarra ou violão e inicialmente até irá soar bem. Quando você tentar tocar com outro instrumento, no entanto, sua guitarra ou violão vai soar fora de sintonia. Para interagir com outros instrumentos, estar em sintonia consigo mesmo não é suficiente. Você precisa ter certeza de que sua nota E soa da mesma forma que nos outros instrumentos. Daí a necessidade de uma fonte de referência.

PASSO 1: Ouça esta MP3 que reproduz o som da corda E (Mi) mais grave.

Sintonize sua corda E grave com esta mp3. Repita a faixa de áudio quantas vezes for necessário, a fim de tentar igualar a nota perfeitamente.

Como afinar violão ou guitarra com um piano:

como afinar violãoSe você tiver acesso a um piano, você pode utilizá-lo para afinar sua corda E grave. Olhe para as teclas pretas do teclado da imagem acima, e observe que existe um conjunto de duas teclas pretas, em seguida, uma tecla branca, em seguida, um conjunto de três teclas pretas, em seguida, uma tecla branca. Esse padrão se repete em todo o teclado. A nota branca logo à direita do conjunto de duas teclas pretas é a nota E. Toque esta tecla e afine sua corda E com ela. Note que o E tocado no piano pode não estar na mesma oitava do seu violão ou guitarra, podendo soar diferente. Se isto acontecer, procure as outras teclas E no teclado ou piano até que encontre uma que soe semelhante ao seu instrumento.

Agora que temos a nossa sexta corda afinada, vamos seguir em frente para aprender a afinar o resto das cordas.

como afinar violãoAgora que temos a nossa sexta corda afinada, precisamos afinar as outras cinco cordas, com base nesta que já afinamos. Usando um pouco de teoria musical básica, nós podemos ver como vamos fazer isso. Bom, como você já deve saber, os nomes das seis cordas soltas são EADGB e E. À partir daí, é possível ver que as casas do braço do seu instrumento seguem uma sequência de notas, tendo como base a nota reproduzida pela corda. Usando este conhecimento, podemos contar na corda E de baixo (que está afinada), as casas até chegar na nota A, que está na quinta casa. Sabendo que esta nota está afinada, podemos usá-la como um campo de referência, e ajustar a quinta corda solta até que soe semelhante à sexta corda solta na quinta casa. Devido a esta corda estar afinada, nós podemos assumir que a nota A, na quinta casa, também está afinada. Então, nós podemos tocar a 5a corda solta, que também é um A, e verificar se soa da mesma forma que a nota na 6a corda. Iremos usar este conceito para afinar o restante das cordas na sua guitarra ou no seu violão. Observe o gráfico e siga estas regras para afinar seu instrumento.

Passos para afinar a guitarra / afinar o violão

1. Certifique-se de que sua 6a corda está afinada (utilize a fonte de referência)
2. Tocar a 6a corda, 5o traste (A), em seguida, ajuste a 5a corda solta (A) até que atinja o mesmo som.
3. Tocar a 5a corda, 5o traste (A), em seguida, ajuste a 4a corda solta (D) até que atinja o mesmo som.
4. Tocar a 4a corda, 5o traste (A), em seguida, ajuste a 3a corda solta (G) até que atinja o mesmo som.
5. Tocar a 3a corda, 4o traste (A), em seguida, ajuste a 2a corda solta (B) até que atinja o mesmo som.
6. Tocar a 2a corda, 4o traste (A), em seguida, ajuste a 1a corda solta (E) até que atinja o mesmo som.

Depois de afinar sua guitarra ou violão, ouça esta mp3 de um instrumento totalmente afinado e faça os ajustes necessários (caso precise).

Muitas vezes, os guitarristas novos têm dificuldade para afinar seu violão ou guitarra. Aprender a ouvir as notas e afinar o instrumento é uma habilidade que precisa de prática. Em alguns casos, algumas pessoas podem achar que o som produzido pelas notas é o mesmo, ou não conseguirem perceber uma diferença sutil entre cada uma. Se este for seu caso, tente o seguinte:

Toque e ouça a primeira nota. Enquanto ela ainda toca, tente imitar o som com a boca (tente cantar o nome da nota por exemplo). Continue a tocar a nota e cantá-la até que você consiga igualar o tom com sua voz. Em seguida, toque a segunda nota e, novamente, “cante” essa nota. Repita isso – toque e cante a primeira nota, em seguida, siga tocando e cantarolando a segunda nota. Agora, tente cantarolar a primeira nota, e sem parar, passe para a segunda nota. O tom da sua voz vai para baixo ou para cima? Se ele caiu, então, a segunda nota é menor. Se subiu, a segunda nota é maior. Agora, faça os ajustes na segunda nota até que tenham o mesmo som. Isto pode parecer um exercício bobo, mas muitas vezes ajuda. Em breve, você será capaz de reconhecer a diferença de tonalidades sem precisar cantar as notas.

Espero que este artigo sobre como afinar violão ou guitarra possa ter lhe ajudado. Como mencionado anteriormente, é extremamente importante afinar a sua guitarra ou seu violão toda vez que você pegá-lo para tocar. Não somente o instrumento terá um som melhor, mas também irá melhorar sua habilidade de reconhecer os tons, as notas e afinar seu violão ou guitarra rapidamente. Esperamos que a questão sobre como afinar violão ou guitarra deixe de ser um mistério a partir de agora!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

3 Comentários para “Como afinar violão ou sua guitarra”

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] Se você não sabe como afinar a sua guitarra, comprar um afinador. Todo mundo usa de qualquer maneira, porque a afinação pelo ouvido é impossível para um novato. Se você não conseguir um afinador, utilize um diapasão ou outro ponto de referência. Para maiores detalhes sobre como afinar seu violão ou guitarra clique aqui [...]

  2. [...] ainda não sabe como afinar seu instrumento, não tem problema, nós explicamos tudo aqui: Como Afinar Seu Violão ou Guitarra. Artigos Relacionados:Como afinar seu violão ou sua [...]

  3. [...] não tem nenhuma noção em como afinar, não se preocupe, também já temos um artigo sobre isso! Aqui nesse artigo tem tudo explicado sobre como afinar seu [...]


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook