Como achar notas no braço da guitarra?

Olá, vamos descobrir então como achar notas no braço da guitarra? Esse é um assunto de vital importância para quem deseja tocar guitarra e também é um ponto que requer certa cautela, pois o instrumento, diferentemente de outros como o piano, não dá nenhuma indicação de como encontrar as notas em seu braço.

Quando olhamos a guitarra vemos seis cordas e vários trastes que formam as casas do braço do instrumento, então nesse momento fazemos a pergunta:

Como achar notas no braço da guitarra?

O primeiro passo para descobrir como achar notas no braço da guitarra é ter um bom entendimento sobre Teoria Musical. Ter consciência dos conceitos sobre Semitons, Tons, Notas Musicais, Acidentes Musicais e também a nota correspondente de cada corda do instrumento. Outra coisa importante também na hora de descobrir em como achar notas no braço da guitarra é que você não tenha nenhuma dúvida sobre Afinação da Guitarra. Caso você não sabia como afinar a sua guitarra, acesse esse link clicando aqui.

Portanto, ternos que ter em mente que a nota emitida por cada corda irá mudar, pois cada uma de!as tem uma afinação diferente. Cada corda deve emitir um som previamente definido, e eles são os seguintes:

1ª Corda = Mi
2ª Corda = Si
3ª Corda = Sol
4ª Corda = Ré
5ª Corda = Lá
6ª Corda = Mi

O próximo passo é ter em mente o objetivo dos trastes do instrumento, ou seja, saber que os – trastes formam o que nos chamamos de casas. Uma casa é o espaço compreendido entre dois trastes e que de casa para casa existe uma variação de um Semitom.

Então vamos agora tentar achar algumas notas no braço da guitarra. Vamos começar procurando a nota Fa# na primeira corda? Vejamos! Sabemos que esta corda solta emite a nota Mi, e sabemos também que a cada casa que avançamos ganhamos um Semitom Ascendente, portanto, ao pressionarmos essa corda na primeira casa teremos, a nota Fá, sendo assim, se apertarmos esta mesma corda na segunda casa iremos avançar mais um Semitom e então teremos a nota Fá#.

É importante lembrar que a primeira e a sexta corda têm a mesma afinação, portanto, o que foi feito até agora se repete da mesma forma na Sexta corda.

Vamos a outro exemplo na primeira corda, vamos procurar a nota Sol. Esta emite a nota Mi quando tocada solta e, se a apertamos na primeira casa aumentaremos em um semitom, então teremos a nota fá. Se apertarmos esta mesma corda na segunda casa teremos a nota um Fá#, pois acrescentamos outro semitom e se apertamos esta corda na terceira casa teremos a nota Sol.

Aqui o mesmo se repete na relação entra a sexta e a primeira corda, então teremos a nota Sol na Sexta corda.

Vamos a outro exemplo agora com a nota Si na quinta corda.
A quinta corda emite a nota Laá quando tocada solta, e se pressionarmos esta corda na primeira casa teremos a nota Lá#. Seguindo essa linha, ao apertarmos a segunda casa, teremos a nota Si que é a nota que procurávamos.

Agora outro exemplo com a nota Dó# na quinta corda.
Sabemos que esta corda emite nota Lá quando tocada solta, se tocamos esta corda na primeira corda teremos a nota Lá#, ao apertarmos a segunda casa teremos a nota Si e se pressionarmos esta corda na terceira casa, temos a nota Dó. Seguindo em frente temos a nota Dó# na quarta casa.

Agora outro exemplo com a nota Fá na quarta corda.
Fazendo o mesmo caminho anterior sabemos que a quarta corda quando tocada solta emite a nota Ré, portanto, se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota Ré#. Se pressionarmos a mesma corda na segunda casa, teremos a nota Mi e, por fim, na terceira casa temos a nota Fá que desejávamos.

Novo exemplo, com a nota Sol na quarta corda.
Sabemos que essa corda emite a nota Ré, portanto se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota Ré#. Se pressionarmos a mesma corda na segunda casa, aumentaremos mais um semitom e teremos então a nota Mi, mais adiante na terceira casa termos a nota Fá, já na próxima casa temos a nota Fá# e , por fim, temos a nota Sol, que procurávamos, na quinta casa.

Mais um exemplo agora na terceira corda com a nota Lá.
Esta corda emite o som da nota Sol quando solta. Logo, quando pressionada na primeira casa possuirá o som da nota Sol# e quando pressionada na segunda casa terá emitido o som da nota Lá.

Agora a nota Dó na terceira corda.
Já sabemos que esta corda quando solta emite a nota Sol, então, na primeira casa terá a nota Sol# e na segunda casa terá a nota Lá. Na terceira casa o som emitido é o Lá#, na quarta casa a nota emitida é o Si. Por fim, na quinta casa temos a nota Dó que procurávamos.

Vamos procura a nota Dó# na corda que nos resta, a segunda corda. Sabemos que esta corda solta é a nota Si, que se pressionada na primeira casa emite a nota Dó. Logo, sem seguida, na segunda casa, temos a nota Dó#, que procurávamos.

Vamos ao último exemplo, agora a nota Ré# na segunda corda.
Da mesma forma que já vínhamos pensando, sabemos que esta corda possui o som da nota Si. Logo, se pressionada na primeira casa, teremos a nota Dó. Se a pressionada na segunda casa, teremos a nota Dó#, na terceira casa temos a nota Ré e, quando pressionada na quarta cãs temos por fim, a nota Ré#.

Ao final desta lição espero que vocês tenham compreendido bem esta importante tarefa de como achar notas no braço da guitarra!

Comentários

  1. Marcos bellone diz

    Boa tarde amigo,
    Eu toco guitarra e violão e até acho que tenho boa desenvoltura na harmonia das notas. O Meu maior problema, é que não consigo fazer o solo certo, por não saber em que traste, devo tocar a nota.

    Existe algum exercicio que me ajude a memorizar as notas da base para encaixa-la ou transforma-la em um solo especifivo?

    Obs: Se for possivel, me passar algumas dicas, eu ficaria extremamente agradecido ok.
    Abraços,Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× cinco = 30