Categorizado | Análises, Contra Baixo, Guitarra

As principais vantagens dos amplificadores Valvulados, Transistorizados e Híbridos

Olá pessoal, hoje nós vamos falar sobre um assunto que ainda é envolto de mistério para muitas pessoas, principalmente aqueles que estão em busca de um amp ideal. Vamos falar então as principais vantagens dos amplificadores valvulados, transitorizados e híbridos. Estas são na verdade, dúvidas bem comuns e que podem interferir diretamente no seu desempenho caso consiga uma escolha acertada ou não.

As principais vantagens dos amplificadores valvulados, transistorizados e híbridos

As Vantagens do Amplificador Transistorizado (solid-state)

Vamos começar falando então as principais vantagens do amplificador transistorizado, ou muitas vezes referido como solid-state. Este é o tipo mais comum de amplificador, pois é mais acessível. São fabricados em larga escala e usam componentes modernos chegando ao mercado com preços mais atraentes. Portanto, seu preço mais avantajado digamos assim, é um ponto forte. Outra vantagem do amplificador solid-state é a ausência de preocupação com certos cuidados de manutenção, transporte, aquecimento prévio, entre outros, que as válvulas exigem. O peso de amplificadores solid-state também costuma ser bastante reduzido em comparação aos valvulados.

vantagens dos amplificadores solid-state

amplificador transistorizado

Antigamente, os amplificadores solid-state eram conhecidos por terem a sua sonoridade seca e sem graça em comparação com os amplificadores valvulados. Mas com o avanço da tecnologia, os amplificadores transistorizados evoluíram muito, soando de forma muito semelhante às válvulas. Fora o fato de existir a tecnologia de modelação digital, uma tecnologia bastante eficiente na simulação do comportamento das válvulas reais.

As Vantagens do Amplificador Valvulado

Os amplificadores valvulados são os tipos de amplificadores mais conhecidos e reverenciados, e em certo ponto, nostálgicos. Basicamente há dois tipos de amplificadores valvulados:  O Amp Valvulado Class A e o Amp Valvulado Class AB.

Ambos os circuitos possuem as suas próprias características, que na verdade são apenas uma variação no modo de como as válvulas são utilizadas e configuradas. O Amp Valvulado Class A tem um esquema mais vintage, bem mais simples e direto, com alta fidelidade, mas não muito eficiente na amplificação do sinal. Já os Amps Valvulados Class AB aproveitam melhor o rendimento das válvulas, mas tendem a distorcer ou comprimir a onda do sinal com mais facilidade. Os circuitos class AB são os mais utilizados e é bem legal quando ofere­cem a opção de chaveamento para trabalhar em esquema class A, pois possibilitam a escolha entre as duas sonoridades.

vantagens dos amplificadores valvulados

amplificador valvulado (mesa boogie)

Os amplificadores valvulados são mais caros também por terem componentes bem mais raros e dispendiosos, que encarecem o produto final e muitas vezes limitam sua produção. Além desta desvantagem, temos a vida útil das válvulas, que assim como as lâmpadas comuns, elas possuem vida útil limitada e desempenho prejudicado após muito tempo de uso, além de serem extremamente frágeis.

Então a manutenção das válvulas seriam uma desvantagem que os amps solid-state não passam. É claro que o desgaste vem por décadas de uso e não poucos anos ou meses. No caso das válvulas de power, elas vão perdendo um pouco do brilho e do punch e é preciso perceber quan­do está na hora de substituí-las. Já as válvulas de pré-amp sofrem menos desgaste, mas uma troca periódica é bem-vinda. Além disso, existe o ajuste correto do bias das novas válvulas e tomar cuidado para serem pares casados, previamente testados.

Você deve estar pensando agora, ué mas cadê as vantagens dos amps valvulados? Fique tranquilo que apesar de tudo, os amps valvulados continuam sendo a forma mais fiel de dar vida ao minúsculo sinal que a guitarra emite. Elas multiplicam a energia por intermédio do calor emitido pelos catodos, que é depois absorvido pelos modos e multiplicado imensamente, dependendo da voltagem aplicada. Utilizadas no limite, as vál­vulas comprimem e saturam o sinal de forma extremamente musical, aumentando a quanti­dade de harmônicos de forma bem detalhada.

As Vantagens do Amplificador Híbrido

vantagens dos amplificadores híbridos

Marshall Valvestate (primeiro amp híbrido lançado)

Esse podemos dizer que une o melhor dos dois mundos. Basicamente o amplificador híbrido é um amplificador quase que totalmente transistorizado, exceto por ter ao menos uma válvula no pré-amplificador. Isso gera drives e dinâmicas semelhantes às de um valvulado, mas mantém as vantagens do tran­sistorizado em peso, custo e manutenção. E é claro que a mescla não fica só nisso, hoje em dia temos os mais profissionais amplificadores híbridos que utilizam o que há de mais moderno em modelação digital no pré-amp e o que há de melhor nas válvulas no power. Aqui no Brasil a Meteoro foi a primeira a adotar amplificadores híbridos.

Espero que este artigo sobre As principais vantagens dos amplificadores Valvulados, Transistorizados e Híbridos tenha sanado as suas dúvidas!

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook