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As principais madeiras para violão

Olá, hoje vamos falar sobre algumas das principais madeiras para violão! Como sabemos, a madeira tem um papel fundamental na tonalidade dos timbres em seu violão. Na verdade, há uma série de fatores que determinam as propriedades tonais da madeira. Além disso, a madeira tem uma resposta diferente para cada mão diferente ou fabricante. Os diferentes tipos de modelos de violão também influenciam na sua tonalidade, mesmo sendo construído pelo mesmo fabricante. Se uma determinada madeira tem uma boa ou má sonoridade isso depende de quem a escuta, sendo assim, qualquer tentativa de classificar as distinções terá um grande grau de subjetividade.

Talvez o fator mais importante que um luthier deve levar em conta é a velocidade do som, que na verdade refere-se à velocidade que um material transmite a energia recebida. Então o  luthier tende a trabalhar com materiais que facilitem a transmissão de energia vibracional.

A maioria dos luthiers acreditam que a madeira escolhida para o tampo é o fator mais importante na determinação da qualidade do som e do instrumento. Também é interessante notar que, a madeira em si, assume características diferentes dependendo de qual parte do violão que ela será utilizada. Os fabricantes de guitarra por exemplo, há muito tempo acreditam que os materiais usados no braço e na escala em guitarras com o braço parafusado tem uma significativa influência tonal.

É importante lembrar também que as principais madeiras para violão normalmente usadas não representam todos os aspectos tonais do instrumento. Fatores igualmente importantes incluem; design, perícia do fabricante ou luthier e qualidade de cada peça da madeira utilizada. Portanto, as tonalidades timbrísticas do violão é um fator determinante para saber qual será a proposta desse instrumento.

Após essa breve introdução das coisas que podem influenciar nas características tonais do violão, vamos ver então as principais madeiras para violão.

As principais madeiras para violão


Mogno: Existe uma variedade bem grande de mogno e muitas vezes são muito bons para fazer violão. Geralmente mais usado no fundo e nas laterais. Muitos violões Gibson e Martin vem usando mogno de Honduras, e claro que as diferentes espécimes de mogno tem texturas e influências diferentes. Mas de forma geral, para o tampo, ele tem um forte punchy produzindo bons sustenidos e uma velocidade de som relativamente lenta.

Para o fundo e nas laterais, o mogno tem uma velocidade relativamente alta de som, tendendo a enfatizar os graves e agudos.

Jacarandá da Bahia: O famoso Brazilian Rosewood é uma das principais e desejadas madeiras para violão, infelizmente, o Jacarandá é uma espécie sob o risco de extinção, com mais de 200 anos de história de exploração. Sua densidade, beleza, riqueza de timbres e sua ressonância completa fazem jus à essa intensa busca. Enfim, complexidade timbrística e alta velocidade de som produzindo uma tonalidade sólida é a sua marca.

Jacarandá Indiano: Principalmente para os estrangeiros esse Jacarandá vem sendo mais utilizado do que o brasileiro por ser uma madeira mais barata. Algumas pessoas fazem comparação entre esses dois tipos de Jacarandás, mas na verdade cada um tem as suas peculiaridades. As características tonais do Jacarandá Indiano fazem dele uma madeira popular, que inclui uma forte resposta dos graves com um longo sustain. Sua coloração varia desde o marrom, passando pelo rosa até o preto. É uma das madeiras mais usadas para violões de alta qualidade.

Maple: Essa madeira vem sendo utilizada a centenas de anos e provou-se ser uma excelente escolha principalmente para instrumentos da família do violino e bandolim. Há muitas espécies disponíveis e que crescem em muitas regiões do mundo. Mas Maple também é uma boa opção para o violão devido à sua tonalidade com um toque brilhante e para guitarra pela sua notável projeção.

Sitka Spruce (Espruce): Esta madeira norte-americana é ideal para o tampo. O Espruce é a madeira mais utilizada hoje em dia para a fabricação do tampo, e o Sitka é a espécie mais comumente utilizada. Sua alta rigidez combinada com as características macias e leves, faz com que soe naturalmente com uma alta velocidade de som. Mesmo sendo tocado com força, essa madeira consegue soar com clareza. Isso faz do Sitka uma excelente escolha de madeira para o tampo, músicos cujo estilo exige uma resposta dinâmica ampla e um tom mais robusto. Por outro lado, a falta de uma tonalidade mais complexa faz com que Sitka soe um pouco fino aos leves toques, mas claro que tudo depende do desenho do instrumento e das outras madeiras envolvidas.

Engleman Spruce: Outra madeira norte-americana, tem muita das características tonais do German Spruce (uma espécie europeia de Espruce). Devido a sua rigidez e peso diferente do Stitka spruce, o tampo feito pelo Engleman produz um som mais suave. Esta madeira é uma boa opção para instrumentos clássicos também.

 

Cedro Vermelho: Por décadas esta é uma madeira que vem sendo utilizada para o tampo de violões clássicos, e está se tornando popular também entre entusiastas por cordas de aço. O cedro é uma madeira leve, conhecida por produzir tonalidades agradáveis e suaves, tornando uma madeira especial aos dedilhados. Muitos violonistas acham atraente no violão o cedro de cor marrom claro.

Outros tipos de madeiras para violão

É claro que a lista continua, pois hoje em dia temos uma grande variedade de tipos de madeiras para violão, então vamos listar outras madeiras para violão normalmente utilizadas:

  • Macassar Ebony: Ótima madeira para o fundo do violão, laterais e também para o braço. Uma madeira estável, dura e densa. Uma madeira de aparência escura e atraente.
  • Acácia Negra:Conhecida também como Blackwood australiano, ela é uma alternativa mais barata do que o Koa (que também é uma acácia). Embora seja muito mais conhecida nos EUA e Austrália.
  • Padauk: Tonalidades fortes e brilhantes, boa para o fundo e laterais.
  • Pau-Ferro: Conhecida também como Jacarandá Boliviano, seus aspectos timbrísticos lembram muito a de um Jacarandá Indiano, embora o Pau-Ferro não seja de fato uma espécie de Jacarandá.
  • Lancewood: Esta é uma madeira relativamente recente. É uma madeira densa com uma sonoridade alta.
  • Pau-Brasil: Possui um sustain constante, ataque moderado com uma boa massa sonora final, essa madeira é melhor para palhetadas e não tão boa para o dedilhado.

Enfim, há uma infinidade de madeiras para o violão, e claro que ainda ficaram de fora alguns tipos, mas as principais madeiras para violão estão aí!

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9 Comentários para “As principais madeiras para violão”

  1. Eduardo disse:

    Muito boas as matérias. Estive procurando por informações sobre o melhor violão, a melhor madeira, etc, e, finalmente encontrei.

    Parabéns.

  2. Edson disse:

    Eu tenho um violão de jacarandá ele foi produzido em Amazonas.

  3. Lucas disse:

    Qual o nome do autor da matéria?

  4. daniel disse:

    olá..estou fazendo um violao maciço com corpo de ash e quero uma madeira escura para o braço…quais vc m indica??
    aguardo retorno pelo e-mail, obrigado.

  5. Reinaldo disse:

    Quero cortar o meio do corpo de uma guitarra, deixando apenas o entorno, tirar os captadores e colocar captação ativa de violão, será que ficará bom?

  6. Luana disse:

    Boa tarde, como eu faço o instrumento violao havaiano Ukulele?Tem algum tipo de madeira especifica para esse instrumento ou eu posso estar usando uma madeira mais forte??Nao tenho ideia de como comecar a construindo um instrumento deste, alguem pode me dar as informacoes necessarias??

  7. Rony disse:

    Eu sou admirador dos violões da Del Vecchio, os antigos de tampo maciço são incríveis, a linha vibrante tem admiradores no mundo todo! O Top Sound tem Stka Spruce no tampo MACIÇO e em minha opinião é o melhor e mais barato dos maciços ! Com a onda dos importados muitos compram por 1000 resis violões com tampos laminados, deveriam tirar o preconceito e tocar mais nos violões fabricados por aqui!

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