Categorizado | Análises, Guitarra

As melhores marcas de guitarra

O universo das guitarras está cheio de marcas, mas afinal, quais as melhores marcas de guitarra? Difícil dizer, pois hoje as fabricantes já aderiram processos de fabricação cada vez melhores que refletem na qualidade dos instrumentos que chegam até as lojas. Porém, existem marcas que tem sua posição bem definida na lista de melhores marcas de guitarra e são estas marcas que iremos listar abaixo, as quais consideramos as melhores marcas de guitarra (e as mais famosas), dentro de um ranking de 10 marcas.

As melhores marcas de guitarra

melhores marcas de guitarra1.) Melhores marcas de guitarra: Gibson

A Gibson Guitar Corporation é uma marca de guitarra entre as melhores marcas de guitarra, de Nashville, Tennessee, EUA, sendo uma fabricante de guitarras acústicas e elétricas. Gibson também possui e faz guitarras sob marcas como a Epiphone, Kramer, Valley Arts, Tobias, Steinberger e Kalamazoo. Além de guitarras, a empresa faz pianos através da sua unidade Baldwin, tambores Slingerland, assim como muitos itens acessórios. O fundador da empresa Orville Gibson fez bandolins em Kalamazoo, Michigan, na década de 1890. Ele inventou as guitarras archtop usando o mesmo tipo de escultura, com o mesmo topo arqueado nas guitarras. Na década de 1930, a empresa também estava fazendo violões flattop, bem como as primeiras guitarras elétricas hollow body comercialmente disponíveis, que foram utilizadas e popularizadas por Charlie Christian. No início de 1950, a Gibson lançou sua primeira guitarra de corpo sólido e também sua mais popular guitarra elétrica até agora, a Les Paul. Após ter sido comprada pela corporação Norlin no final de 1960 qualidade de Gibson e sua fortuna teve um forte declínio até início de 1986, quando a empresa foi resgatada por seus donos atuais. Gibson Guitar Corporation é uma empresa privada (ações da empresa não estão cotadas em bolsa), de propriedade do diretor executivo e presidente Henry Juszkiewicz H. David (Dave) Berryman.

melhores marcas de guitarra2.) Melhores marcas de guitarra: Fender

Fender Musical Instruments Corporation, de Scottsdale, Arizona é um fabricante de instrumentos de cordas e amplificadores, tais como guitarras elétricas de corpo sólido, incluindo as guitarras Stratocaster e Telecaster. A empresa, anteriormente chamada de Fender Electric Instrument Manufacturing Company, foi fundada em Fullerton, Califórnia, por Clarence Leonidas “Leo” Fender em 1946. Leo Fender também desenvolveu um dos primeiros sucessos comerciais de baixo elétrico com corpo sólido, o Precision Bass (P-Bass), que se tornou conhecido no rock, jazz, country, funk, etc.

A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado, com a maioria do controle de suas ações de propriedade de um grupo de diretores e gerentes da própria empresa. Mendello William (Bill) é presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente e Kerley Richard é Diretor Financeiro.

A sede da Fender está atualmente em Scottsdale, Arizona, com fábricas em Corona, Califórnia (EUA) e Ensenada, Baja California (México).

melhores marcas de guitarra3.) Melhores marcas de guitarra: Ibanez

Ibanez é uma marca de guitarra pertencente à Hoshino Gakki e com sede em Nagoya, Aichi, Japão. Hoshino Gakki foi uma das primeiras empresas japonesas de instrumentos musicais a ganhar uma posição significativa nos Estados Unidos e Europa.

A marca possui uma lista de endorsers extensa, bem como cheia de guitarristas famosos: George Benson, Steve Vai, John Petrucci etc…

melhores marcas de guitarra4.) Melhores marcas de guitarra: B.C. Rich

B.C. Rich é um fabricante de violões e contra baixos fundada pelo falecido Bernardo Chávez Rico em 1969 e início dos anos 1970. Atualmente, a maioria das guitarras B.C. Rich são fabricadas na Ásia, mas luthiers da loja personalizada da empresa continuam a fazer instrumentos manufaturados. Hanser Music Group opera agora no sul da Califórnia, na loja personalizada BC Rich. Desde 2001, nenhum membro da família Rico está envolvido na produção de BC Rich guitarras.

melhores marcas de guitarra5.) Melhores marcas de guitarra: Charvel

Charvel é uma marca de guitarra originalmente fundada por Wayne Charvel em Azusa, Califórnia e, mais tarde, Glendora, Califórnia (apenas a caixa postal estava em San Dimas); eles se tornaram populares por guitarristas de rock famosos, como Edward Van Halen (Van Halen), Richie Sambora (Bon Jovi), Warren DeMartini (Ratt), Dave Mercado (Lázaro), Jake E. Lee (Ozzy Osbourne), Vinnie Vincent (KISS), Eddie Ojeda (Twisted Sister) e George Lynch (Dokken). Os principais modelos Charvel foram (então) remodelagens únicas e personalizadas de guitarras Fender Stratocaster – geralmente constituídas por um corpo modelo Strat com um humbucker e sistema de ponte tremolo estilo Fender. Muitas outras criações feitas sob encomenda estão disponíveis também.

A empresa é conhecida por seu design de guitarras Strat, conhecido por muitos gurus das guitarras como “superstrats”.

melhores marcas de guitarra6.) Melhores marcas de guitarra: Epiphone

A empresa Epiphone é uma fabricante de instrumentos musicais fundada em 1873 por Anastasios Stathopoulos. Epiphone foi comprada pela Companhia Musical de Chicago, em 1957, que também era proprietária de Gibson Guitar Corporation. Epiphone foi a principal rival da Gibson no mercado archtop. Sua archtops profissionais, incluindo a Emperor, Deluxe, Broadway e Triumph, rivalizou (e alguns afirmam ultrapassou) os da Gibson. Além de guitarras, Epiphone também fez baixos, banjos, e outros instrumentos de cordas. No entanto, a fraqueza da companhia, no rescaldo da II Guerra Mundial permitiu Gibson para absorvê-lo.

O nome “Epiphone” é uma combinação de apelido do diretor Epaminondas Stathopoulo, “Epi” e “phone”, palavra grega para “som”.

melhores marcas de guitarra7.) Melhores marcas de guitarra: ESP

A primeira guitarra ESP foi feita no Japão em 1976. A Companhia ESP (Electric Sound Products), na verdade começou um ano antes, mas só vendia peças de reposição para guitarras. Guitarras ESP e peças de reposição continuaram a ser vendida sexclusivamente no Japão por quase uma década antes de passar para o mercado dos EUA. Em 1983, as suas peças de reposição foram disponibilizadas nos EUA em 1984 e suas guitarras fizeram a sua aparição americana.

Em 1984/85 guitarras ESP estavam atraindo a atenção de alguns grandes guitarristas como Ronnie Wood (Rolling Stones), Vernon Reid (Living Colour) e Bruce Kulick (Kiss).

A ESP ainda é muito popular hoje. No show da NAMM no inverno de 2008, ESP introduziu mais de 50 novos modelos de guitarra e baixo. Eles também têm uma grande selecão de músicos de alto perfil em sua lista, incluindo James Hetfield e Kirk Hammett (Metallica), Alexi Laiho (Children of Bodom), Wayne Static (Static-X), Adler (Lamb of God), George Lynch , Ron Wood e o mais novo membro Richie Sambora (Bon Jovi). Com a grande qualidade das guitarras ESP produzidas, eles certamente permanecerão em cena por muitos anos que estão por vir.

melhores marcas de guitarra8.) Melhores marcas de guitarra: Jackson

Jackson é uma fabricante de guitarras originalmente de propriedade e operada por Grover Jackson, um sócio da Wayne Charvel da Charvel Guitar Repair. Tudo começou com a criação da guitarra modelo V “Rhoads”, originalmente concebida e utilizada pelo guitarrista Randy Rhoads (e, em seguida, utilizadas e promovidas por Vinnie Vincent do KISS / Vinnie Vincent Invasion após a morte acidental Rhoads. Grover colocou seu nome na Rhoads uma vez que o design da guitarra era chocante para o público comum da Charvel. Este modelo inspirou Grover para iniciar a companhia de guitarra Jackson.

Wayne Charvel vendeu sua participação na Charvel a Grover Jackson, em 10 de novembro de 1978. A loja estava localizada em Glendora, Califórnia e fabricaram guitarras neste local de 1979 à 1986, quando a empresa fundiu-se com a IMC (International Music Corporation), um importador de instrumentos musicais situado no Texas. A fábrica, em seguida, mudou-se para Ontario, Califórnia.

melhores marcas de guitarra9.) Melhores marcas de guitarra: Kramer

Kramer Guitars (Kray-MUR) é um fabricante americano de guitarras e baixos elétricos. Kramer produziu guitarras eléctricas e baixos com braço de alumínio na década de 1970 e guitarras com braço de madeira para músicos de hard rock na década de 1980; Kramer é atualmente uma divisão da Gibson Guitar Corporation. Kramer foi uma das marcas de guitarra mais populares da década de 1980 e a marca mais vendida de 1985 à 1986. No alto de sua popularidade, Kramer foi considerada um instrumento de prestígio e foi endossada por muitos músicos famosos da época, incluindo Eddie Van Halen, Richie Sambora, Mick Mars, Jennifer Batten, Tom Morello e Vivian Campbell.

melhores marcas de guitarra10.) Melhores marcas de guitarra: Yamaha

Nos últimos 40 anos, a empresa Yamaha fez órgãos, pianos, gaitas, móveis, vitrolas e, finalmente, seu primeiro violão em 1942. Em 1965, um ano depois de os Beatles fazerem sua aparição legendária no Ed Sullivan Show, a Yamaha começou a produção de guitarras de corpo sólido. Em 1966, eles começaram a fazer o baixo elétrico também.

Até a década de 1970, a Yamaha começou a atrair a atenção de grandes artistas como Carlos Santana e Bob Marley, por serem instrumentos de grande qualidade e design. As guitarras Yamaha estavam sendo construídas para produzir um som potente de tons médios com sustain incrível. Além disso, o “Broad Bass” foi introduzido em 1977 e rapidamente chamou a atenção de baixistas famosos em todo o mundo, como Paul McCartney.

No final dos anos 80, a Yamaha abriu uma fábrica em North Hollywood, Califórnia. Aqui eles começaram a fazer guitarras e chamaram alguns guitarristas profissionais para ajudá-los e aconselhá-los sobre o que eles gostariam de ver em suas guitarras.

Uma das razões por trás do sucesso do violão e guitarra Yamaha é foco no seu design. Cada guitarra deve ter um tom equilibrado e resposta e os graves e agudos devem se complementar, por isso pode ser considerada uma das melhores marcas de guitarra e também uma das mais famosas marcas de guitarra.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

17 Comentários para “As melhores marcas de guitarra”

  1. Macgyver disse:

    Acho que você se deu mal nesse post em não mencionar as PRS (Paul Reed Smith) Guitars. Particularmente nunca mencionaria uma Epiphone no lugar dessa. Valeu.

    • JP disse:

      Olá Macgyver,

      Este artigo foi escrito com 2 critérios: qualidade x popularidade. As marcas que citamos são as mais populares e mais fáceis de se encontrar no Brasil.

      A PRS certamente é excelente, mas não tem a mesma audiência no Brasil (não saberei dizer o motivo).

      Marcas e fabricantes de qualidade há muitos, acabariamos extendendo muito a lista e certamente poderiamos deixar de lado alguns. Por isso utilizamos esse critério, para condensar uma lista que de qualquer forma é confiável :)

      Abs

  2. Maurício disse:

    Poxa, mas e quanto à Rickenbacker e a Gretch? São marcar incomparáveis de guitarra, apesar de não tão populares comercialmente no Brasil.

  3. CLEBERSON DANTAS DE BRITO disse:

    Olá estou realizando uma pesquisa e quero ver se encontro uma guitarra sem tarracha, ainda não sei o modelo, já vi uma instrinberg e outra no saite do grupo polegar 1997. mA guitarra éra vermelha sem tarracha o afinação fica na parte de baixo. Se vcs trabalhar com alguma linha assim me informe.

    • swestphal disse:

      Olá Cleberson, nós não trabalhamos com vendas de guitarras e instrumentos, apenas publicamos artigos relacionados à musica e instrumentos musicais.

  4. Osboune disse:

    Cade Epiphone? Marca muito boa , ja foi a principal rival da Gibson

  5. Volfgang disse:

    Só pelo q pesquise (e muito) a Fender (Jimmi Hendrix, Eric Clapton, Rolling Stones, Linkin Park,Red Hot Chilli Peppers….) estava na frente da Gibson (Slash, Youngus Young, Jimmy Page..)na maioria dos ranks de resto é isso

  6. Volfgang disse:

    Só pelo q pesquise (e muito) a Fender (Jimmi Hendrix, Eric Clapton, Rolling Stones, Linkin Park,Red Hot Chilli Peppers….) estava na frente da Gibson (Slash, Angus Young, Jimmy Page..)na maioria dos ranks de resto é isso

  7. Volfgang disse:

    mal ANGUS YOUNG

  8. Allan disse:

    E a LTD? é uma marca popular na minha cidade(não sei se no Brasil todo é). Ela entraria no raking?

  9. Rafael disse:

    Eu encontro poucos tópicos de sites brasileiros citando os instrumentos da BC Rich que são muito bons e com um preço bem acessível posso falar por experiencia própria, depois que comprei a minha Warbeast WMD não troco ela por nada.Ótimo post

  10. victor lima disse:

    há um tempo venho estutando e acho que faltou a Condor !

  11. Mariano disse:

    Jackson e a melhor

  12. adilson disse:

    e oq me diz da marca giannini ??

  13. Daniel disse:

    Acho que a Tagima merece esta nessa lista

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook