Categorizado | Análises, Contra Baixo

As melhores marcas de baixo

Olá pessoal, nesse artigo iremos escrever sobre as melhores marcas de baixo disponíveis no mercado, com informações técnicas e históricas! Bem, assim como aconteceu com o violão e a guitarra – hoje em dia há diversas marcas e modelos de baixo e cada marca com seus pontos fortes e fracos.

Então, vamos lá conhecer as melhores marcas de baixo, aquelas marcas que valem a pena você prestar atenção e conhecer.

As melhores marcas de baixo

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #1 Fender – Leo Fender é muito possivelmente o nome mais conhecido em toda a indústria de guitarra e por boas razões. Embora muitas pessoas considerem que ele é o inventor do baixo elétrico, ele foi apenas a primeira pessoa a produzir o baixo em larga escala (veja o artigo sobre a história do baixo clicando aqui). O primeiro baixo elétrico de grande produção, o Fender Standard Precision Bass, é ainda feito até hoje e representa uma longa tradição de mais de 60 anos de experiência na fabricação de baixos elétricos. Esta experiência lhe permitiu afinar o seu processo de produção de baixos com preços mais acessíveis por boa qualidade.

Eles também são bem conhecidos por oferecem a linha de baixo chamado de Jazz Bass, como por exemplo o  Geddy Lee Jazz. São instrumentos conhecidos por terem uma tonalidade brilhante e grande durabilidade. Se você for um baixista experiente ou iniciante, a Fender oferece uma boa variedade de baixos e bem duráveis. Fender é um nome que sempre vai estar entre as melhores marcas de baixo.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #2 Ibanez – Acho que todos já ouviram falar ou já estão familiarizados com o nome Ibanez, mas você pode não estar familiarizado com o nome real da empresa que começou com a marca Ibanez, Hoshino Gakki. A Hoshino Gakki é uma empresa que começou a vender violões espanhois sob o nome Ibanez na década de 1930. No final dos anos 1950, é que eles realmente começaram a produzir seus próprios violões e guitarras. Mas finalmente nos anos 8o é que a Ibanez realmente começou a produzir seus instrumentos com design próprios, e não de modelos mais populares. Foi nessa época com design diferenciado é que suas guitarras e baixos ganharam bastante adeptos principalmente vindos do heavy metal e roqueiros do mundo todo. Ibanez é uma das marcas que sempre vão ser consideradas entre as melhores marcas de baixo.

Alguns modelos de baixo da Ibanez se destacam como os Soundgear Series, que oferecem uma ótima qualidade de som e um formato do corpo bem estiloso.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #3 Gibson - A Gibson acompanhou a Fender no mercado de baixos, e eles continuaram a aplicar a sua aparência original aos novos modelos de baixo. Seu primeiro baixo elétrico era na verdade um violino, que poderia ser tocado como um contrabaixo original ou como um moderno baixo elétrico. Muitos fabricantes de guitarras produzem modelos muito similares de outras guitarras, mas a Gibson nunca seguiu essa tendência, mesmo no mercado de baixo. Eles geralmente produzem baixos menores em relação a sua concorrente Fender.

Esse estilo único de design faz com que a Gibson seja admirada por milhões de músicos no mundo inteiro. A Gibson é uma marca que gosta de fazer remakes de modelos tradicionais. Uma série muito popular por exemplo é o modelo Gibson SG Standard Bass, que é um remake do Gibson EB0 & EB-3, que tinha sido interrompido nos anos 70. Esse popular modelo da Gibson possui um comprimento de escala de 30.5 polegadas, ponte ajustável, captadores duplos e uma fingerboard (escala) de Jacarandá (Rosewood). A Gibson é uma gigante, então dificilmente eles fazem “porcarias”.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #4 Yamaha – Yamaha é uma grande corporação japonesa e é a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo. A Yamaha tem sido bem sucedida na fabricação e nas vendas de instrumentos musicais por mais de 120 anos, eles têm uma ampla variedade de recursos que refletem em pesquisas e no design dos seus produtos. Esta é uma razão importante pela qual eles têm sido capaz de competir com tantos mercados diferentes e ainda manter a sua qualidade.

A Yamaha começou a crescer de verdade quando ela tomou um caminho diferente das outras fabricantes japonesas. Enquanto a própria Yamaha e outras fabricantes faziam apenas cópias de modelos americanos de baixo, a Yamaha decidiu tomar o seu próprio caminho e começou a fabricar modelos próprios. Com preços populares, ela explodiu no mercado norte-americano, e por consequência, no  Brasil.

Controles convenientes, corpos delgados e braços delgados – estão entre os principais fatores que contribuem para a boa tocabilidade dos baixos da Yamaha. Se você for iniciante, um bom baixo seria os da série RBX, que são excelentes baixos para os iniciantes por um preço razoável.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #5 Dean – Entre as melhores marcas de baixo a Dean é uma marca não tão explorada no Brasil. Esta é uma fabricante americana e produz algumas linhas muito boas de baixo. Seus baixos são ótimos para os iniciantes pelo seu custo e estilo artesanal. Dimebag Darrell do Pantera é um dos merchandisers dessa marca. Dean tem várias assinaturas em vários modelos de guitarra, como por exemplo as guitarras da série ML e V que foram muito bem aceitas pelo público hard rocker. Outra jogada da Dean é que eles começaram a fabricar captadores próprios, e isso ajudou bastante a marca.

Alguns modelos como o Dean Edge 1, Dean Edge 4, Dean Edge 09L e o Dean Q5 são bons modelos que não vão te deixar quebrado financeiramente.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #6 Epiphone – As pessoas costumam pensar que Epiphone e Gibson são a mesma coisa, mas isso não é inteiramente verdadeiro. A Gibson assumiu o controle da Epiphone nos anos 50, mas até então eram concorrentes. Devido a sua relação atual com a Gibson, a Epiphone pode vender instrumentos com a mesma qualidade Gibson por preços menores. Principalmente para o baixo, a Epiphone tem ainda mais  modelos populares do que pra guitarra.

Resumidamente, a Epiphone pode oferecer baixos com o mesmo estilo e um som muito similar. A grande diferença nessas duas marcas hoje, é o processo de fabricação. A Epiphone é  mais voltada para o orçamento, utilizando materiais mais baratos para reduzir custos. É claro que em linhas gerais a Epiphone perde para a Gibson, uma vez que a Gibson produz seus instrumentos nos Estados Unidos e a Epiphone na China.

A escolha entre as duas marcas é geralmente óbvia para músicos experientes. No entanto, muitas pessoas não têm o luxo de poder comprar um baixo melhor. Se você tem um orçamento apertado, e é chegado ao som e estilo arch-top, a Epiphone é a sua melhor opção.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #7 Hofner – Hofner é a principal fabricante de instrumentos de cordas na Alemanha, e são bem conhecidos pelos baixos com o corpo estilo violino. A Hofner se tornou conhecida por causa do Paul McCartney, e esse é um dos motivos das pessoas terem popularizado esse estilo de baixo de “Beatle Bass”.  Os modelos “Beatle Bass” são certamente os modelos Hofner 500/1 no qual Paul McCartney usou nos anos 60.

Um dos destaques que a maioria das pessoas citam sobre esses baixos é sobre o seu peso leve ao segurar esses instrumentos. Com um comprimento da escala mais curta na fingerboard e o design mais suave que propicia mais controle, além do timbre rico que esse instrumento produz por causa de seu formato. Esta é uma  marca considerada high-end, ou seja, trabalham com modelos caros e bem produzidos, sem dúvidas, uma das melhores marcas de baixo. Embora ultimamente eles fizeram alguns modelos mais em conta, mas mesmo assim, são bem caros. Modelos como o Hofner Icon Series Beatle Bass são uma pintura!

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo:#8 ESP – ESP é uma fabricante japonesa de guitarra e baixo que obteve fama nos EUA principalmente por causa do James Hetfield ao utilizar essa marca. Os baixos ESP ganharam popularidade porque eles deram mais atenção ao estilo artesanal de baixo. E para guitarra os seus modelos são realmente chamativos. Eles cresceram muito nos EUA e se tornaram uma mas melhores marcas de baixo porque são capazes de montarem baixos personalizados, mesmo sendo produzidos no Japão, fazendo assim um instrumento mais ao seu gosto.

A Ibanez e a ESP são competidoras ferrenhas no mercado japonês e concorrentes também de instrumentos para heavy metal no mercado americano. A ESP tem crescido muito por apresentar alguns modelos de baixo mais acessíveis pela mesma qualidade em relação a sua concorrente Ibanez.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #9 MusicMan – Das melhores marcas de baixo a MusicMan tem uma das histórias mais interessantes. Iniciada no começo dos anos 70, esta empresa contou com o cérebro de Leo Fender e outros colaboradores, embora tecnicamente ele não fazia parte da empresa. Em 1965 Leo Fender vendeu a sua companhia de guitarra à CBS, por isso ele foi forçado a trabalhar silenciosamente na MusicMan. O StingRay foi o primeiro baixo produzido por esta marca, em 1976. Em 1980 Leo Fender deixou a empresa por problemas de negócios e começou a fabricar seus  instrumentos sob a marca G & L.

Mas foi com a compra de Ernie Ball em 1984 que a Music Man começou a decolar, apresentando produtos de alto padrão e qualidade, porém, caros.

Recentemente eles lançaram modelos mais em conta incluindo o modelo StingRay apresentando 4 ou 5 cordas, além do Sterling Bass.

melhores marcas de baixoMelhores marcas de baixo: #10 G & L – Leo Fender considera a criação da G & L  o auge de sua carreira como criador de guitarra. G & L produz principalmente baixos e guitarras high-end, alto padrão. Esta é uma das melhores marcas de baixo e oferece uma grande variedade de recursos tais como, baixos menores, Jazz Bass, ambos com 4 ou 5 cordas. Um modelo bem popular de Jazz Bass é o baixo ASAT, com um corpo estilo Telecaster e com recursos eletrônicos tanto passivos quanto ativos.

Esta não é uma das marcas mais indicadas para os baixistas inciantes, mas para os músicos e baixistas experientes em geral; estarão satisfeitos com o nível extremo de detalhes que foi imposto nesses instrumentos. Eles oferecem um som clássico que não é comumente encontrado em outras marcas high-end de baixo ou guitarra. Mesmo que seus preços não sejam baixos – eles oferecem uma enorme qualidade de som e durabilidade pelo seu preço.

As melhores marcas de baixo escrito por Portal Música.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

5 Comentários para “As melhores marcas de baixo”

  1. Gois disse:

    Os baixos da Fodera podiam ter entrado também.

  2. alan disse:

    os da Warwick tambem… mas custam os olhos da cara o _o’

  3. Jander disse:

    esse site é do crl _l_

  4. Renan disse:

    O Contra-baixos ativos da condor também são ótimos, nunca me decepcionaram!

  5. Fernando disse:

    G&L e musicman deveriam estar no topo da lista

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook