Categorizado | Música

As bandas de rock de maior influência da história

Eleger as bandas de rock de maior influência na história não é uma tarefa fácil, embora algumas escolhas parecem óbvias, certos cuidados devem ser levados em consideração ao fazer esse diagnóstico. E claro, deixar de lado certas tendências pessoais ou comerciais.

As bandas de Rock de maior influência na história

1. Bandas de Rock de maior influência: The Beatles

Em se tratando de uma banda, os Beatles são praticamente indiscutivelmente a banda de rock de maior influência da história. Quase que milagrosamente, eles incorporaram o ápice da forma artística, comercial, cultural e espiritualmente no momento certo, no tumultuado anos 60. Nesta época, a música dava a impressão de que realmente poderia mudar  o mundo, e a Beatlemania, é uma marca única.

Três rapazes de Liverpool; John Lennon, Paul McCartney e George Harrison – se reuniram em um momento de grande fluidez cultural em 1960, mal sabiam eles que isso iria recapitular o rock and roll americano e mundial, e a história da música pop britânica. Sua história se desenvolve principalmente em 1962, após o seu retorno à Inglaterra depois de um show noturno na cidade de Hamburgo na Alemanha. Em Liverpool eles encontraram um empresário ideal chamado de Brian Epstein e um produtor ideal para eles chamado de George Martin, nesta mesma época, Ringo Starr juntou-se ao grupo para substituir Pete Best na bateria. Seu primeiro Single veio naquele mesmo ano com nome de “Love Me Do/P.S. I Love You,”.

Seu segundo Single “Please Please Me,”, serviu para alvancar ainda mais a sua carreira  e explodir de sucesso na ilha Britânica. Mas foi em 1964 que realmente a expressão Beatlemania surgiu, com a vinda dos Beatles aos Estados Unidos, tendo uma divulgação massiva, com sucesso imbatível de  “I Wanna Hold Your Hand”.

O ano de 1970 foi o capítulo final da banda, e em 8 anos venderam mais álbuns nos EUA e Inglaterra do que qualquer outro músico da história.

2. Bandas de Rock de maior influência: Rolling Stones

Quando os Beatles deixaram de existir ficou fácil saber para quem eles deixariam o reinado do rock n roll, desde então o Rolling Stones vem seguindo com um rock funcional e duradouro por mais de 40 anos. Os amigos de infância Mick Jagger e Keith Richards, junto com o guitarrista Brian Jones e o pianista Ian Stewart, formaram a primeira versão dos Roll’  Stones em 1962. Logo, veio Charlie Watts na bateria e Bill Wyman no contra-baixo. Seu primeiro Single em 63 era um cover de Chuck Berry “Come On”, e tornou-se o N°21 nas paradas no Reino Unido.

Numa época conturbada pelas drogas, foi a partir da metade dos anos 60 que os Rolling Stones começaram a despontar tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, com a chegada de Satisfaction – considerada por muitos como a música mais influente do século 20, lançada em 1965. Foi no finalzinho dos anos 60 e começo dos 70 que eles se imortalizaram, talvez foi  a época do auge do rock and roll, com “Beggar’s Banquet” e “Exile On Main Street. Os Stones tornaram-se uma alquimia inigualável de rock ‘n’ roll, blues e country com elementos mais dark, perigoso e profundo.

O denso e obscuro compacto duplo lançado em 1972 o “Exile on Main Street” comprovou a sua invencibilidade. Uma mistura fermentada de todas as influências das raízes da banda – blues, country, soul, gospel e rock.

Os shows ao vivo do Rolling Stones é uma marca forte de entusiasmo, uma citação bastante conhecida de Mick Jagger tirada dos anos 70: “Às vezes eu prefiro estar no palco, às vezes eu prefiro o orgasmo.” Hoje em dia os Stones continuam tendo uma energia única nos shows, melhores até que em década atrás, detalhe que estamos falando de “garotos” com mais de 60 anos de idade.

3. Bandas de Rock de maior influência: Led Zeppelin

Por mais de 10 anos, a carreira de nove álbuns de 1969-79, o Led Zeppelin foi o grupo de rock mais popular do mundo, vendendo mais de 50 milhões de discos só nos EUA (mais de 200 milhões em todo o mundo), uma banda não puramente de um rock genuíno, mas sim com vários outros elementos unidos.

Jimmy Page já tinha tido boas experiências como guitarrista substituto em bandas  como Who, Kinks, Them, Donovan, Joe Cocker, formou a banda em 1968 com o veterano baixista / tecladista John Paul Jones, o vocalista de 19 anos Robert Plant, e o amigo de Plant o baterista John Bonham. Comentando sobre as baixas expectativas que Page tinha sobre a banda, Keith Moon sugeriu o nome “Led Zeppelin”.

Ambos estavam errados: “Led Zeppelin 1” (“Good Times Bad Times,” “Babe, I’m Gonna Leave You,” “Dazed and Confused,” “Communication Breakdown”),  “Led Zeppelin 2” (“Whole Lotta Love,” “The Lemon Song,” “Hearbreaker,” “Living Loving Maid,” “Ramble On”) and “Led Zeppelin 4” (a.k.a. “Zoso,” with “Black Dog,” “Rock and Roll,” “When the Levee Breaks,” “Stairway to Heaven”) estão entre os melhores álbuns do rock.

Led Zeppelin é uma banda que atravessou e influenciou gerações, e está entre as bandas de rock de maior influência da história.

4. Bandas de Rock de maior influência: Pink Floyd

Pink Floyd é talvez a banda multi-platina mais excentrica e experimental da era do rock. As criações cinematográficas e esculturais como “Meddle,” “Dark Side of the Moon,” “Wish You Were Here,” e o ápice de popularidade da banda “The Wall”.

Iniciada em meados dos anos 60, o nome veio a uma homenagem à Piedmont blues men Pink Anderson e Floyd Council) – com Syd Barrett na guitarra e vocais, Roger Waters no baixo e vocais, Richard Wright no teclado e Nick Mason na bateria. Começaram com uma psicodelia britânica inspirada no LSD de Barret e formas espaciais baseadas no espaço.

David Gilmour entrou para a banda em 68 servindo como um ponto segura contra a volatilidade de Barret. Quanto mais o PF entrava numa experiência mais profunda no frio sonoro do espaço – quanto mais eles distanciavam-se do frenesi do rock e dos hormônios juvenis, mais sua popularidade aumentava.

O Darkside of the Moon ficou nas paradas de sucesso por absurdas 741 semanas, um obra de arte entupida de criatividade, e exploração do tempo. No início dos anos 80, Roger Waters e PF seguiram por caminhos diferentes.

5. Bandas de Rock de maior influência: U2

A banda irlandesa é a mais importante e influente pós era do punk, unificando a guitarra do rock, independência do punk, espiritualidade celta, técnicas inovadoras de produção e experimentalismo eletrônico – todos unidos pelo carismático cantor / compositor Bono.

U2 – Bono (Paul Hewson), o guitarrista Edge (Dave Evans), o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen – formado em Dublin em 1976, inicialmente faziam apenas covers de Beatles e Rolling Stones enquanto estudavam no 2º. Em 1980 eles assinaram com a Island Records e lançaram seu primeiro e  espetacular álbum chamado de “Boy”, produzido por Steve Lillywhite.

Na época nem “Boy” nem o seu sucessor “October” rasgaram as paradas na época, embora hoje sejam discos de platina. Mas músicas como “War” o apaixonante “Sunday Bloody Sunday” e “New Year’s Day” tornaram do U2 um fenômeno mundial no ano de 83.

O U2 foi a banda líder do rock mundial dos anos 80, onde a vontade era de mudar o mundo para melhor. Todas as bandas querem ser legais, mas o U2 sozinho nos anos 80 conseguiu tornar a seriedade em algo legal. Após o idealismo dos anos 80, os anos 90 trouxe outros ares, numa época onde a banda entrou na onda da experimentação eletrônica e na ironia, talvez não foi um período em que se sentissem em casa.

Finalmente as suas raízes voltaram no “All That You Can’t Leave Behind” (anos 00) com um retorno mais espiritual, desde o álbum “The Joshua Tree” que a banda nunca se vira tão idealista, espiritual e melodicamente consistente. O U2 ultrapassa as barreias da música e do rock, hoje eles são símbolos de ideais. Tudo isso torna eles umas das bandas de rock de maior influência da história.

6. Bandas de Rock de maior influência: AC/DC

De todas as bandas listadas acima o público e os fãs do AC/DC são os mais fervorosos e entusiastas. Recentemente, fizeram a turnê mais bem sucedida na história da música com mais de 3 shows com público acima de 600 mil pessoas.

O origem do nome “AC/DC” é sempre questionado, mas tudo começou quando Angus e Malcolm desenvolveram uma ideia para o nome da banda depois de ver as iniciais “AC/DC” na parte de trás de uma máquina de costura da irmã mais velha deles, Margaret Young. “AC/DC” é uma abreviação de “alternating current/direct current” (que em português significa “corrente alternada/corrente contínua”). Os irmãos sentiram que esse nome simbolizava a energia da banda e o amor deles pela música. Embora  esse nome mais tarde tivesse ligação com homossexualidade, a banda teve que negar inúmeras vezes que eles não eram uma banda gay.

Em novembro de 1973, Malcolm e Angus Young formaram o AC/DC e recrutaram o baixista Larry Van Kriedt, o vocalista Dave Evans e o baterista Colin Burgess. A banda se apresentou pela primeira vez em um clube chamado Chequers em Sydney em 1973. Mais tarde assinaram com a Albert Productions. Burgess foi o primeiro membro demitido, e vários baixistas e bateristas passaram pela banda durante 1974.

A banda sempre foi marcada por entrada e saídas de membros como Bon Scott (faleceu em 80), Brian Johnson (ainda presente), Rudd, etc.. Embora como em qualquer outra banda que tivesse os seus altos e baixos, o AC/DC é ainda hoje uma das principais bandas de rock/hard rock da atualidade, e não daria para deixá-los de fora da lista das principais bandas de rock de maior influência da história.

Outras bandas de rock de maior influência da história podemos incluir:

  • The Grateful Dead
  • Ramones
  • Deep Purple
  • The Doors
  • The Who
  • Queen
  • Guns ‘n’ Roses

E quanto aos outros nomes de peso?

Essa lista foi analisada e voltada puramente para bandas em si, e não talentos individuais, nomes de peso e que contribuíram enormemente para o Rock ‘n’ Roll como Elvis Presley e Chuck Brrey estão de fora, pois eram artistas basicamente individuais mas com uma boa banda de fundo. Assim como Bob Dylan e Jimi Hendrix.

Eu levei em consideração a influêncial cultural e musical, e a popularidade ao longo do tempo. E antes de mais nada, precisamos deixar de lado as nossas preferências e gostos por determinanda banda. Principalmente se uma das 5 primeiras bandas fossem apagadas na história, ou se nunca tivessem existido, elas teriam feito um buraco enorme na história do rock!

As bandas de rock de maior influência da história editado por Portal Música

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook