As bandas de metal de maior influência de todos os tempos

Olá, este será uma artigo sobre as bandas de metal de maior influência de todos os tempos. Lembramos que esta não é uma lista das melhores bandas de metal, porque se não a história seria outra. Todas as bandas aqui mencionadas merecem as suas honrarias e nunca devem ser esquecidas por causa de suas grandes contribuições para a música em geral.

Mas tenha isto em mente; é impossível ser preciso normalmente neste tipo de abordagem. Pois cada um tem os seus gostos e isso muitas vezes acaba interferindo numa escolha mais concisa. Muito bem, vamos então dar uma conferida na lista das bandas de metal de maior influência de todos os tempos.

As bandas de metal de maior influência de todos os tempos

Número 1: Black Sabbath

O avô de todos eles, Black Sabbath, é a minha escolha número entre as bandas de metal de maior influência de todos os tempos. Se Elvis criou o rock ‘n’ roll, pode-se dizer que Black Sabbath criou o rock mais pesado, popularizado de heavy metal. Antes deles, ninguém nunca tinha ouvido um som igual ao deles. O Black Sabbath lançou vários discos multi platinos e de ouro ao longo da história.

Quando o Black Sabbath entrou em cena pela primeira vez, ele encerrou a era flower power ou paz e amor, e inaugurou uma nova era. A voz única de Ozzy com seu visual louco e hippy, juntamento com a poderosa distorção da guitarra por Tony Iommi e o trabalho pesado do baixista Geezer Butler, mudou pra sempre a história da música.

Número 2: Metallica

O pessoal pega muito no pé do Metallica pelos problemas comerciais que a banda teve principalmente no episódio do Napster, que acabou pegando fama de banda comercial. Mas independente de tudo isso, nada disso muda a história e o impacto que a banda trouxe para o metal. Os quatros primeiros álbuns da banda trouxe algumas das melhores músicas do heavy metal. Além é claro, deram uma nova vida a um gênero novo denominado de Thrash Metal.

Antes do Metallica o metal era ouvido por um grupo bem mais restrito de pessoas, no entanto, o Metallica mudou tudo isso e praticamente inventou a música thrash como é hoje. Álbuns como o Master of Puppets, Justice for all e Kill em All literalmente fizeram esse gênero ter um novo olhar. E detalhe, mesmo décadas depois, esses álbuns continuam a influenciar gerações.

Número 3: Judas Priest

Judas Priest foi formado em 1969, e eram enormes nos anos setenta e oitenta. Na verdade, eles eram provavelmente a banda de metal pesado mais popular de seu tempo. Sua influência é sentida na música até hoje, foi o Judas Priest, especialmente Rob Halford, que deu o “metal look” para o gênero. Correntes, motociclistas vestidos de couro e uma carranca eram seus pontos fortes, e ele rotineiramente entrava com a sua moto nos palcos. Judas Priest é a consagração máxima do espírito heavy metal.

Com mais de 35 milhões de cópias vendidas, eles tiveram vários discos de platina e de ouro. Fora que criaram verdadeiros hinos do metal; Painkiller e Breaking the Law.

Número 4: Iron Maiden

Banda líder do movimento denominado de New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), a sua influência parece não ter fim. O Iron Maiden é tão popular que é conhecida não somente pelo público metaleiro, mas de pessoas leigas pelo gênero, de fato já cheguei até ver mendigos andando com camisa do Iron Maiden hehehe.

Geralmente, quando uma banda troca de vocalista isso tem um impacto negativo sobre a banda, mas não no caso do Iron Maiden. O primeiro vocalista o Paul Di’Anno foi expulso da banda pelo uso excessivo de drogas, e em seu lugar veio o lendário Bruce Dickinson.

O Iron Maiden tem uma temática diferente das outras bandas do seu gênero. Suas músicas não são baseadas na raiva, vingança, ódio ou problemas graves da sociedade. Suas músicas são inspiradas em outras áreas, incluindo mitologia grega e do inferno. Sem dúvidas umas das bandas de metal de maior influência de todos os tempos, basta ver a sua popularidade no Rock in Rio de 2001 e a grande quantidade de gurizada com camisa da banda nos dias atuais.

Número 5: Slayer

O Slayer junto com Metallica, Megadeth e Anthrax foram ícones do Thrash Metal. Slayer cheira a raiva, e todo conceito de velocidade e brutalidade foi algo inovador por parte da banda. Formada em 1981 mas com seu primeiro álbum lançado em 83, com certeza, eles nunca se preocuparam com a sua imagem de queridinhos.

Eles deram luz a um metal mais extremado, mais veloz, mais brutal, com letras polêmicas e controversas. Temas como Satanismo e Nazismo renderam a banda até de serem proibidas de tocar em certos países.

O Slayer não é das bandas mais populares de fora pra quem não gosta do heavy metal, apesar de já terem ganho um Grammy. Mas a sua contribuição para o metalé de uma grande magnitude. Se você não conhece a banda, ouça o álbum Reign in Blood.

Número 6: Motörhead

Agressividade, com riffs de guitarra rápidos e furiosos e letras marcantes conseguem colocar o Motorhead bem posicionado em qualquer ranking relacionado às bandas de metal de maior influência de todos os tempos. Eles também são uma das bandas mais antigas de metal em atividade, formado em 1975.

Apesar da banda trocar de membros constantemente ao longo de sua história,  o líder vocalista Lemmy Kilmister sempre se manteve firme. O Motorhead influenciou outras bandas como Slayer e Metallica, estimulando essas bandas a produzirem um som mais rápido, embora parece que o Metallica não levou isso em tão consideração assim.. Motorhead é uma banda amada por amantes do metal em todos os lugares. Eles são verdadeiros pioneiros, e eles continuam a fazer música até hoje.

Número 7: Venom

Venom é uma banda importantíssima para a história do metal, pois foi a banda inspiradora para o surgimento do Death/Black Metal. Bandas como o Slayer tiveram uma influência direta. Venom não tinha medo de fazer letras que retratavam o Satan a seu favor, e isso contribuiu para a sua fama.

Apesar de estar longe  entre as bandas mais populares como Metallica, Iron Maiden e etc, o seu som e o seu ponto de vista sobre as religiões são vistas até nos dias de hoje. Venom foi mais um dessas bandas que vieram do New Wave of British Heavy Metal ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico, e apesar deles jamais terem feito músicas como nós conhecemos hoje no Death/Black, com certeza a sua temática obscura as inspirou. Embora o seu som puxasse para o thrash/heavy.

Número 8: Megadeth

Dave Mustaine conseguiu a façanha de ser um dos membros fundadores de 2 bandas históricas, o Metallica e posteriormente o Megadeth. Com um vocal singular, riffs intrincados e a raiva abundande são as marcas registradas dessa banda.

Dave Mustaine foi expulso do Metallica cerca de dois meses antes do lançamento de Kill ‘Em All por causa do uso de drogas, abuso de álcool e outros problemas. Alimentado pela raiva e pensamentos de vingança, Dave formou o Megadeth e tentou superar o Metallica. Embora ele nunca tenha conseguido superar o Metallica em termos de popularidade, ele conseguiu criar uma das melhores bandas de heavy metal dos anos 80, o que não é uma tarefa fácil.

É uma das bandas pioneiras do Thrash Metal (formada em 83) e já venderam mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. O Megadeth já ganhou nada menos do 6 Álbuns de Platina e vários outros prêmios, e conseguiu o que era na época, popularizar um estilo musical pouco divulgado entre os jovens.

Número 9: Manowar

O Manowar contribuiu com um gênero muito importante hoje em dia no cenário do metal, o power metal. Você pode ver a sua influência em bandas como o Blind Guardian, Dragonforce e Hammerfall, e etc.

O Manowar conseguiu um casamento perfeito entre misturar o heavy metal com temática medieval, paganismo nórdico, e sobre guerras entre guerreiros, nas quais eles afirmam serem os próprios guerreiros com espadas e escudos. O Manowar serviu de portas de entrada para o surgimento de bandas com estilos como o Viking Metal, Pagan Metal e outras que retratam o mundo de Tolkien em suas músicas.

Curiosamente a banda teve mais repercussão fora dos EUA (eles são de NY), nos continentes como a Europa, AM. do Sul e países como o Japão e Austrália. Tudo que vem do Manowar é furioso e power, seus fãs são fervorosos ao redor do globo.

Número 10:  Death

Death foi uma das primeiras bandas originais de Death Metal. Falecido guitarrista Chuck Schuldiner foi muitas vezes considerado o “Pai do Death Metal.” Não é nenhuma surpresa que eles prepararam o caminho para bandas como Cannibal Corpse e Napalm Death.

Chuck Schuldiner foi um dos primeiros a introduzir o vocal gutural, dando uma sonoridade mais pesada e agressiva ao heavy metal. Suas influências vieram de bandas como Venom e Slayer. O Death é uma banda responsável pelo som mais brutal e barulhento, e um dos pais do metal extremo.

No Brasil

Em termos nacionais não podemos deixar de citar o Sepultura. Podemos dizer que eles são os pais do metal no país e abriram as portas para inúmeras bandas. É de longe a banda nacional de metal mais conhecida lá fora no exterior. Vários álbuns de platina e de ouro e já venderam mais de 15 milhões de cópias no mundo inteiro.

O Sepultura foi formado em 1984 com visíveis influências de Slayer e Death metal, com elementos tribais inspirados na cultura Sul Americana, dando assim um som original para a banda.

Alguns dizem, que o Sepultura até ajudou no surgimento do nu-metal. A verdade é que, eles mostraram que nem só de Samba e Bossa Nova o Brasil era feito!

Informações Adicionais

Uma coisa que eu gostaria de deixar claro é que este não é um artigo sobre bandas que tiveram influência dentro do heavy metal. Esta é uma listagem genuinamente de bandas dentro do contexto do metal, que faziam um som voltado para o metal. É claro que bandas como AC/DC, Kiss, Led Zeppelin e Deep Purple tiveram pilares importantíssimos para a criação e popularização do metal. E antes que se esqueçam, Guns n’ Roses não é Heavy Metal.

Outras bandas que não podem ficar de fora da lista das bandas de metal de maior influência de todos os tempos são:

  • Anthrax
  • Celtic Frost
  • Napalm Death
  • Pantera
  • Bathory
  • Paradise Lost
  • Nightwish
  • Dimmu Borgir
  • Emperor
  • King Diamond
  • Korn

Sintam-se a vontade e comentem! 😀

As bandas de metal de maior influência de todos os tempos editado por PM

Comentários

    • diz

      Obrigado pelo elogio! Sobre o Helloween, isso é verdade o que você falou, porém se você ler o texto, você verá que além de inovar ao tocar o power metal, o Manowar trouxe consigo uma temática medieval/viking, algo inusitado para época.

      Abs

  1. Everton diz

    Com certeza o Iron Maiden é a banda mais influente do Heavy Metal, e uma das mais até mesmo do rock.
    Porém existe muitas bandas que não são muito faladas que tem a mesma força (Não no Brasil), mas Grim Reaper, Running Wild, Accept, Saxon entre outras são muito importantes quanto essas.

    • santiagokondosety diz

      ei Led Zeppelin..merecia esta pelo menos entre as 4..
      e o Rush entre as 7 por ai..
      naminha opinião ainda falta muitos nomes nessas listas a serem citados ..

      • diz

        Olá Santiago, sem dúvidas Rush e Led contribuiram muito para a música e o rock, mas julgar eles como sendo uma banda de metal fica fora do contexto não? Deep Purple tbm poderia ser incluso, mas eles não sao genuinamente heavy metal como conhecemos :)

  2. CJ diz

    Acho que o Iron Maiden influenciou muito mais que o Metallica e o Judas Priest. Inclusive TODOS os integrantes do Metallica são fãs do Maiden e começaram porque foram influenciados tanto pelo Maiden como pelo Judas Priest.
    O Metallica alcançou um estrelato bem maior que o Priest, e talvez do Black Sabbath.
    Maiden e Metallica são as bandas mais bem sucedidas do metal. Mais até que o Black Sabbath. Ambas tem uma carreira mais duradoura e venderam mais do que o Sabbath.
    O Sabbath só tem o direito de cabeçar a lista por ser quem “inventou” o genero.
    Colocaria em segundo e terceiros lugares respectivamente Maiden e Metallica e só depois o Judas. Motorhead poderia vir depois pois é uma banda antiga e influenciou muitas outras do metal e também do Punk Rock. Apesar deles não serem Metal propriamente dito.
    Megadeth também é uma boa banda mas não acho que foi influencia para muita gente.
    Quanto as outras bandas, pouco importa a posição delas, nenhuma é influencia pra ninguém, surgiram todas depsois destas principais!
    Acho que a ordem deveria ser:
    1-Sabbath
    2-Maiden
    3-Metallica
    4-Judas
    5-Motorhead
    6-Megadeth
    Tirando o Sabbath, já fui em shows de todas as outras bandas. Mas já assisti ao Ozzy e Heaven & Hell.
    Sou fã de metal tem uns 20 anos, e acho que esta foi uma boa opinião minha. Mas opinião é igual bunda, cada um com a sua. Mas é interessante ver a opinião dos outros e escutar.
    Se a opinião da maioria fosse o correto, nós no Brasil, estaríamos ouvindo pagode!

    • diz

      CJ, gostei da sua colocação, mostra que você tem embasamento ao opiniar. Veja que o seu ranking das 6 primeiras bandas é muito próximo dessa que nós disponibilizamos. Em termos de estrelato, sem dúvidas que Metallica, Iron Maiden e Black Sabbath são as mais bem-sucedidas. Com certeza Metallica inspirou-se em Judas/Sabbath e Iron Maiden, mas isso não necessariamente significa que Iron tenha influenciado mais.
      No Brasil, Iron Maiden é o nome de maior peso, mas se ao analisarmos num contexto geral, entre todas as bandas de rock e metal dos mais variados estilos, verás que Metallica é o nome mais comum ao vermos as influências em outras bandas. Mas é inegável que Sabbath, Iron e Judas são os pilares do metal!

      Quanto ao Megadeth, talvez dele ficou um pouco superestimado na sua lista, eu preferi posicionar Slayer na frente por causa de toda a sua repercussão no metal extremo, que representa uma fatia muito considerável dentro do cenário metal.

      Mas é isso aí, medir as influências das bandas não é o mesmo que uma ciência exata, e distinguir o que é fato de opinião pode ser complicado nesses casos. A verdade é que este tema é digno de um bom documentário de tv!

      Valeu!

      • Felipe diz

        Mas levando em conta influência, desculpe minha sincera opinião, mas o Metallica nunca poderia ficar a frente do Iron Maiden…até porque o Metallica tocou covers e tributos ao Iron Maiden…então fica meio se nexo essa lista…como uma banda influenciada pela outra fica na frente.

        Valeu!

    • elias diz

      sim, maiden deveria ser a segunda como ja disse, (“registraram” a dobradinha de guitarras, tem um dos melhores vocalistas do mundo, um dos melhores baixistas e guitarristas e principalmente o baterista e principalmente evitam esse negocio chato de falar toda hora em sexo drogas, viagens, amores…isso parece coisa de cafetao)
      A tematica é bem complexa se tratando do enredo, mas há musicas incriveis que nao foram gravadas no vocal do bruce nos anos 90 que nao sao tao bem conhecidas assim como a “the clansman” pesquisa por ela no rock in rio aqui em 2001 pra voce ver…

  3. decio cupramim diz

    É cara… fazer lista de “TOP isso ou aquilo” é foda, sempre tem neguinho q discorda, q reclama q faltou alguém e tal, mas nessa lista aí tá difícil de mexer viu! Muito bem feita.

  4. Matsuzawa diz

    Sepultura = entrou o Derick acabou com o banda! Não são mais os mesmos , antigamente tinha fãs pra caramba! Os fãs preferem ouvir mais Soulfly e Cavalera Conspiracy do que Sepultura!

    Angra = certo que não é muito o meu estilo (power metal) mas no Japão os caras tinha fãs pra caramba! Agora não sei o que aconteceu!

    Sarcófago = Que merda! Tinha fãs pra caramba na epoca do “old school black metal”! Mas depois se manchou!

    Tomara que surgem mais bandas brasileiras de metal!

    • santiagokondosety diz

      a sobre o angra eu não concodo..
      a banda ainda tem um peso e esse peso tem que ser
      respeitado…
      e temos que lenbra do pobrema de saude do edu..(de vos.)
      minha opinião é que a banda não merecia ser brasileira..
      pois é uma otima banda e muitos brasileiros são paga pal de gringo…

  5. elias diz

    só achei que o iron maiden poderia estar em um lugar melhor, 2º pra ser mais sincero… foram eles quem tornaram as guitarras “dobradas” uma marca, serviram de influencia para principalmente as bandas do “the big 4″, mantiveram-se na linha mesmo sem o bruce nos anos 90; quase faliram é claro, mas mesmo assim nao deixaram de ser uma excelente banda e deixar de representar a musica inglesa que pra mim é muito melhor que a americana. É só ver as bandas brianicas que sao influencias para qulquer era(iron maiden,judas priest, motorhead, black sabbath, led zepellin, rolling stones, queen, u2, deep purple,etc..) e comparar com as americanas…

  6. alberto guilherme diz

    Acredito que um dos pilares do death e black metal foi esquecido…Hellhammer!!! E outra megadeath influencia ninguem!!! E chato pra caralho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× dois = 8