Aprenda sobre Acentuação Musical

O que é uma acentuação musical?

Acentuar ou acentuação musical significa enfatizar algum elemento do arranjo de base, podendo ter implicações rítmicas, melódicas ou harmônicas. É importante ressaltar que a acentuação musical ou acentuações sempre se destacam independentemente do contexto, portanto, não podem aparecer em excesso dentro de um arranjo de base. Recomenda-se sua utilização principalmente em refrões ou riffs.

Acentuação musical lembra muito o sotaque das pessoas, dependendo do aspecto histórico e cultural da região as pessoas adquirem o hábito de enfatizar tal letra ou acento, seja de países diferentes ou até mesmo dentro de um próprio país como o nosso.  Acentos da música são bastante semelhantes dessa maneira. Todos agarram a sua maneira expressiva ao longo do tempo, e há infinitas maneiras de se expressar.

Porém, algumas regras devem ser respeitadas, como por exemplo, quando falamos a respeito de rítmo falamos que a primeira batida ou tempo em um compasso deve ser mais forte, ou seja, mais acentuado. A acentuação musical é uma teoria musical mais difundida no piano e teclado, porém ela é importante também para guitarra, então citarei 2 exemplos de acentos musicas aplicados para guitarra. Mas antes vamos ver a seguinte tabela que representa os símbolos dos acentos musicais.

Marcações da acentuação musical

acentuação musical

Na música clássica a primeira e a terceira batida são as mais fortes, em seguida, a segunda e a quarta batida.  No entando no Jazz toma o caminho inverso, a segunda e a quarta batida são as mais fortes, dando um jeito mais groove na música.

Na música “Baile da Pesada”,  da Fernanda Abreu, no refrão é utilizado quase somente acordes acentuados.

acentuação musical

No CD Are You Experienced?, de Jimmy Hendrix, na introdução de “Foxy Lady” é apresentada a célula rítmica básica com acentos no backbeat (segundo e quarto tempos do compasso quaternário). Na gravação original, Hendrix utiliza seu polegar direito ao tocar o F# grave, possibilitando a ele responder duas oitavas acima a célula que aparece no backbeat.

acentuação musical

Então é isso galera, acentos musicais podem ser considerados uma teoria mais avançada ou específica, mas é sempre bom aprender sobre isso  porque daqui pra frente poderia explicar outros assuntos relacionados com acentuação musical. Até lá

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

2 Comentários para “Aprenda sobre Acentuação Musical”

  1. CID CARVALHO disse:

    MUITO BOA MATÉRIA SOBRE NOTAS MORTAS. VALEU MESMO…

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] os estudos. Estou te pedindo isso pois as notas mortas fazem parte da acentuação musical. Clique Aqui para ler mais informações sobre acentuações [...]


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook