Acordes para iniciantes para tocar violão

Iae pessoal, bem hoje vamos falar sobre acordes para iniciantes. Esse é um assunto básico, aprender a tocar os primeiros acordes é o primeiro desafio de um aluno iniciante, e é geralmente aí onde ele descobre se o violão ou guitarra é um instrumento feito para eles. A princípio, são vários os desafios iniciais de aprender a tocar os acordes, mas uma vez conquistados, com certeza você vai começar a desfrutar de seu instrumento.

Acordes para iniciantes para tocar violão

Passo 1: Como ler diagrama de acordes

como ler diagrama de acordes

 

 

 

 

 

Diagramas de acordes são bastante fáceis de entender. Vamos começar com os números na parte inferior do diagrama. Estes são os dedos sugeridos para o acorde. Você pode ver na foto que eu estou usando diferentes dedos. Isso deve-se ao posicionamente natural dos dedos, a posição que faz a minha mão se sentir confortável. A maioria dos acordes seguem um certo padrão de posicionamento dos dedos, mas sempre vai ter aqueles determinados acordes que ficam melhor para você, dependendo da posição natural de seus dedos.

O ‘x’ na parte de cima – significa que as cordas não devem ser dedilhadas ou palhetadas. Então você não deve bater nessas cordas, o máximo que pode ser feito é serem abafadas com a sua mão de palhetada.

O ‘o’ na parte de cima – significa que essas cordas devem ser tocadas, mas que o seu dedo não precisa pressioná-las. Por isso são chamadas de cordas soltas.

Lembramos também que sempre que um acorde não vier acompanhado de nenhum número ou letra, ele SEMPRE será um acorde MAIOR. Embora um acorde maior possa ser representado pela letra ‘M’ (maiúsculo), e um acorde menor pelo ‘m’ (minúsculo).

As letras em cima mostram o nome do acorde.

Passo 2: Aprendendo a tocar os acordes

Então vou mostrar para vocês alguns acordes para iniciantes para tocar no violão, com explicação das melhores formas de fazer estes acordes.

Acorde de Lá (A) – Comecei com o acorde A porque é um dos meus favoritos, pois é fácil de tocar e é usado em uma montanha de canções mais simples. Comece posicionando o seu dedo indicador sobre as 4 primeiras cordas, enquanto usa o seu polegar como uma alavanca na parte de trás do braço. Então puxe para trás para poder soar claramente.

A primeira corda deve ser abafada, isso é efeito ao aliviar um pouco a pressão na corda com o próprio dedo (inidicador). E é só isso!

Acordes para iniciantes para tocar violão

 

 

 

 

Acorde de Lá menor (Am) – O acorde de Lá menor é um pouco mais complexo, mas é fácil também. O truque de executá-lo bem está na ponta dos dedos, em vez de você pressionar as cordas com a parte plana de seu dedo, pressione bem com a ponta dos dedos de forma bem alinhada com as cordas. Além de manter a palma da mão esquerda fora da primeira corda.

acordes para iniciantes

 

 

 

 

Acorde de Lá com sétima (A7) – Este é um fácil acorde de violão. Basicamente você mantém os 4 dedos em posição vertical com as pontas dos dedos alinhadas com as cordas. Neste acorde você toca todas as cordas então é importante praticar bem para que cada corda soe de forma distinguível. É com certeza também um dos acordes para iniciantes mais úteis de se aprender.

acordes para violão

 

 

 

 

Acorde de Si (B) – O acorde de Si, ou mais corretamente falando – acorde de Si maior, exige um maior esforço dos dedos. A coisa importante aqui é colocar os dedos em posição vertical  (a partir da primeira falange) a fim de evitar com que a palma da mão se apoie sem querer sobre a primeira corda, e por consequência abafando ela.

acordes de iniciantes de violão

 

 

 

 

Acorde de Si menor (Bm) – Comparado com outros acordes para iniciantes este pode ter realmente uma sonoridade mais aguda, mas soa muito bem, principalmente se usado de maneira suave e sem distorção. Mantenha uma posição vertical dos dedos a partir da primeira falange, matenhe também a palma da mão afastada da primeira corda para não abafar ela.

 

 

 

 

Acorde de Si com sétima (B7) – Neste acorde é onde as coisas começam a ficar mais sérias, porque há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e prestar atenção.

A partir da primeira falange mantenhe os dedos em posição vertical, posicione-os bem e cuide para que a palma da mão não toque na primeira corda.

É um pouco chato no começo mas nao desista, pois é um dos acordes mais importantes para os iniciantes porque ele pertence a uma progressão de acorde bem usada e básica que é a E, A, B7. Essa progressão provavelmente já deve ter sido usada em centenas de músicas, principalmente dentro do rock.

 

 

 

 

Acorde de Dó (C) – Este acorde você vai usar o tempo todo. Leva um trabalho até conseguir fazer soá-lo direito. O principal desafio é fazer com que cada corda seja tocada de forma limpa. Todo o esquema da palma da mão e das falanges são aplicados aqui.

Também pode ser feito o abafamento da sexta corda com a ponta do dedo indicador ao tocar de forma bem leve.

Acorde de Dó menor (Cm) – Este é outro acorde para iniciantes que será fácil de pegar o jeito de tocar. Tudo que você precisa usar são 2 dedos e um pouco de foco para fazer a coisa acontecer. A sexta corda pode ser abafada com a ponta do dedo indicador, ou com a mão da palhetada ou mesmo nem precisar abafar.

As cordas 1 e 2 não precisam ser tocadas.

Acorde de Dó com sétima (C7) – O acorde C7 usa uma pestana parcial para conseguir fazer o acorde todo, mas não é difícil. Um truque é usar o polegar como uma alavanca para tirar um pouco a tensão da mão.

A shape do acorde C7 é muito importante. Você pode movê-lo tanto para cima quanto para baixo do braço com essa mesma shape para a progressão de acordes de blues de 12 compassos de 1,4,5.

Acorde de Ré (D) – Muito tranquilo de tocar, basta fazer uma pestada parcial com o indicador, dobrar bem a primeira falange e é isso!

Acorde de Ré menor (Dm) – Aqui você vai esticar um pouco mais, mas nada difícil.

Acorde de Ré com sétima (D7) – Considero também ou acorde fácil, e cuidado sempre para não abafar as outras cordas.

Acorde de Mi (E) – Aqui tocamos apenas 3 cordas usando só 2 dedos, nada complicado.

Acorde de Mi menor (Em) – Um dos acordes mais utilizados pelos iniciantes. Também não temos mistério algum aqui, mas neste caso tocamos todas as cordas.

Acorde de Mi com sétima (E7) – Aqui é melhor você nem tentar abafar as outras 2 cordas, pois isso vai estragar toda a sonoridade deste acorde.

Acorde de Fá (F) – Neste acorde nós usamos apenas os 3 primeiros dedos e tocaremos apenas estas mesmas 3 cordas. A primeiro corda dá para facilmente abafar de leve com o seu dedo indicador.

Acorde de Fá com sétima (F7) – Aqui talvez o maior desafio até agora. Mas nenhum segredo, basta manter os dedos na posição vertical na primeira falange e quase paralelo às cordas.

Acorde de Sol (G) – Esta é uma versão super fácil do acorde de Sol! No caso usei o dedo indicador e o dedo médio, mas sinta-se livre para experimentar com outros. Essa é a hora de aprender.

Acorde de Sol com sétima (G7) – Entre os acordes para iniciantes, este é um dos que mais oferecem um desafio também,. Você precisa trabalhar com os ângulos em sua mão para que você não abafe as cordas que não devem ser abafadas. É uma estranha combinação de inclinações verticais e vai exigir treino.

Esses são os principais acordes para iniciantes para tocar violão ou mesmo guitarra, é importante aprendê-los pois são um bom ponto de partida. No começo as coisas são dificultosas e lentas, mas com uma prática diária e persistência você verá resultados! Caso você já seja um músico intermediário ou experiente, não deixe de indicar a nossa lição para os seus amigos iniciantes ou mesmo alunos!

Links interessantes:

http://www.portalmusica.com.br/basicas-progressoes-de-acordes-para-violao/
http://guitar.about.com/
http://www.violaobrasil.com.br/

Comentários

  1. diz

    Hello there,

    Loved the chord diagrams, very self explanatory and easy to follow. A picture paints a thousnad words as they say. I have been playing the guitar for the last 30 years and still find picutes of chords are the easy way for people to learn. Youtube has so many viseo lessons now also for the beginner guitarist.

    Step by step video lessons are fantastic for the beginner guitarists. I wish I had them when I was learning, would have been so much easier. Good luck with your website and guitar training.

  2. diz

    Muito Bom! A sua metodologia de informação para ensinar as formações dos acordes através dos gráficos e através de foto para facilitar o entendimento do leitor. Agora só tá faltando os acordes de Lá e Si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


dois − 2 =