A importância do baixo

A importância do baixo é algo inquestionável, porém, o contra-baixo, ou simplesmente baixo, é um dos instrumentos menos procurados no mundo da música. Para se ter uma idéia, se você perguntar para a platéia em um show para que serve o baixo, muitos nem saberão explicar (outros pensarão que é mais um guitarrista). Fora estes fatos, o baixo é provavelmente um dos instrumentos mais importantes em uma banda. É difícil encontrar uma banda que se apresenta ao vivo e que não possui um baixista. Se você é um baixista, fique feliz em saber que há uma grande demanda por baixistas – especialmente os que tocam bem.

As responsabilidades do baixista e a importância do baixo

Tradicionalmente o baixo cumpre duas funções básicas e vitais em uma banda:

1- O baixo provê a fundação rítmica;
2- O baixo provê a fundação harmônica;

A importância do Baixo: A fundação rítmica

A fundação rítmica se refere ao pulso constante da música. Um baixista experiente acompanha sua banda trazendo um bom “feeling”, pulso firme. A maioria das músicas que são consideradas boas possuem um ritmo consistente, ou uma batida nelas. Isto é a responsabilidade e prioridade do baixista deixando assim, bem clara a importância do baixo. Veja como você pode bater seu pé ao ritmo do baixo. Isto é o pulso que o baixo cria.

O baterista também ajuda a fornecer o pulso da música, entretanto, não se engane ao pensar que é tarefa do baterista criar o pulso da música e você só o acompanha. Seu senso rítmico deve ser bem sólido e independente de qualquer outro na banda. Cada integrante da banda deve ter um bom ritmo, de forma independente do resto do grupo, enquanto tocando em uma banda.

Suas habilidades rítmicas são as coisas mais importante para ficar bom no baixo. Não importa o quão perfeita é sua escolha por notas, se elas estiverem no ritmo errado, não vão soar ou parecer certas, que se bem mesmo errando as pessoas vão notar ainda mais a importância do baixo hehehe.

A importância do Baixo: A fundação harmônica

Muitas pessoas percebem que o baixista ajuda a prover o ritmo. A maioria das pessoas não perceber outra importante função do baixista – ajudar na harmonia.

Harmonia quer dizer “junto”. Na música, a harmônia se trata de tocar diversas notas diferentes ao mesmo tempo. Algumas vezes, uma pessoa sozinha, como um guitarrista ou pianista, cria a harmônia. Outras vezes, várias pessoas, como numa orquestra, banda de rock ou quarteto criam a harmônia juntos.

Uma das coisas que deixam bem claras sobre a importância dobaixo é que o baixista tem um papel importante sobre como a harmônia que vai ser ouvida. Quando ouvimos várias notas ao mesmo tempo, nós ouvimos todas notas relativas ao seu tom mais baixo – o “bass note” ou nota do baixo.

O seguinte vídeo te permite ouvir e entender o efeito poderoso da nota do baixo na harmônia.

O segundo maior papel do baixista é definir propriamente a harmônia, fornecendo as notas corretas.

Resumindo…

Enquanto você continua a estudar música, você vai aprender que a música é composta de três elementos principais – ritmo, harmonia e melodia. O baixo participa da fundação de dois dos três elementos. Estudar baixo significa estudar harmônia e ritmo, e as técnicas para criá-los no baixo.

O baixo é um poderoso instrumento. Um bom baixista pode salvar uma banda medíocre, enquanto um baixista ruim pode destruir uma boa banda. Use seus poderes de baixista e surpreenda as pessoas. Aprenda ritmo. Aprenda sobre harmônia e mostre a importância do baixo.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 3 = nove