9 maneiras eficientes para aumentar a velocidade da palhetada

aumentar velocidade da palhetadaAumentar a velocidade da palhetada é um compromisso que todo guitarrista deveria ter consigo mesmo, não somente os iniciantes. Uma vez que você aumenta a velocidade da palhetada, o seu estilo de tocar fica mais suave. Seus dedos parecem ficar mais leves e flexíveis, proporcionando mais liberdade na hora de tocar.

De fato, melhorar a velocidade da sua palhetada é uma habilidade que você definitivamente deve buscar melhorar sempre. Seus dedos irão flutuar pelas cordas facilmente. Como em todo aprendizado, haverão obstáculos, vitórias, altos e baixos, muita paciência e trabalho duro. É tudo uma questão de praticar e é igualmente importante que você pratique corretamente. Praticar por muitas horas não significa que sua velocidade de tocar irá aumentar se você não fizer da forma certa.

Cada pessoa tem seus obstáculos individuais para superar, mas se você mantiver o foco nessas dicas que iremos te dar, estará seguindo o caminho correto. Você consegue!

Dicas para aumentar a velocidade da palhetada

1- Pratique devagar

A maioria das pessoas sabe disso, mas não tem paciência para praticar devagar. Todos querem ser rápidos agora, não depois. Porém, para ser rápido, você precisa começar devagar. Não ignore essa regra, senão você será um guitarrista desleixado.

Comece a praticar devagar e aumente gradativamente sua velocidade. Certifique-se de posicionar a mão corretamente e manter uma boa postura enquanto toca. Não aumenta a velocidade, até que você consiga tocar cada nota claramente, corretamente e confortavelmente.

2- Use palhetada alternada

A técnica de palhetada mais usada para aumentar velocidade é a palhetada alternada. Há outras técnicas de palhetada, como o sweep picking, mas a palhetada alternada é a mais comum e cria um som diferente das outras técnicas.

Palhetada alternada significa segurar a palheta entre seu dedão e dedo indicador, com a ponta da palheta apontando para as cordas. Você deve alternar batendo a palheta nas cordas para cima e para baixo. A primeira nota você bate para baixo, na segunda para cima, na terceira para cima, na quarta para baixo e assim por diante.

3- Use um metrônomo

Para tocar com precisão e atingir um nível de velocidade maior, você precisa tocar com um metrônomo. Você pode comprar um metrônomo, baixar um ou utilizar um metrônomo online.

Se desejar, utilize o nosso metrônomo online para guitarra.

4- Evite tensão

Quando você toca rápido, seus dedos ficam mais tensos. A tensão reduz a velocidade, então tente relaxar os dedos enquanto você toca. Preste atenção constantemente nesse detalhe, para aumentar sua velocidade. Tente evitar também a tensão em outras partes do corpo, como nos braços, ombros, mãos e costas. Tudo isso afeta sua performance na hora de tocar.

5- Pratique rápido

Quando você conseguir tocar devagar, claro, correto e confortável, pode então começar a tentar tocar mais rápido. Até mesmo um pouco mais rápido do que você imagina conseguir.

Você pode comparar isso a levantar pesos. Algumas vezes, você quer levantar um peso maior do que normalmente faria, para tentar exceder seus limites. Então, você descansa um pouco e volta ao peso normal, que é mais leve. Você irá perceber que o peso que normalmente utilizava nos exercícios parece ainda mais leve.

O mesmo se aplica ao treinar velocidade na guitarra. Algumas vezes você precisa aumentar o BPM (batidas por minuto) do seu metrônomo e ir um pouco mais rápido do que o normal para exceder seus limites.

Nota: Você ainda deve continuar treinando devagar, porque treinar devagar faz você aprender a tocar com precisão e clareza. Treinar guitarra tocando rápido apenas irá aumentar a velocidade.

6- Analize a forma como você toca

Faça uma análise de como você está tocando e tome nota dessas observações. Treine sua mão direita e esquerda. Onde você vê que poderia melhorar? Seja criativo, pense nisso e desenvolva exercícios e soluções para que consiga superar essas limitações.

Por exemplo, se o seu dedo indicador e mínimo não estão acompanhando bem os exercícios de velocidade, faça um exercício para utilizar apenas esses dois dedos.

7- Grave sua performance

Outra boa maneira de saber o que você está fazendo e como você está se saindo é gravar seus treinos, uma vez por semana ou mais. Preste atenção na sua mão e na sua postura. Você irá reparar detalhes que normalmente não conseguiria.

É também uma ótima maneira de ver sua evolução na guitarra e quão veloz você está.

8- Treine regularmente

Aumentar a velocidade não acontece da noite pro dia. Tocar realmente rápido pode levar meses ou até mesmo anos de prática, mas se você trabalhar bastante para aumentar sua velocidade, verá resultados rápidos em poucas semanas ou meses. Além disso, aumentar a velocidade e flexibilidade dos dedos irá trazer um grande benefício por melhorar a maneira como você toca de modo geral.

Pratique regularmente, se possível diariamente, por 30 minutos à 1 hora, para conseguir resultados virtuosos. Se você não dispõe de todo esse tempo, treinar por 15 minutos também vai te trazer resultados.

Novamente, não se trata de quanto você pratica e sim como você pratica.

9- Exercícios

Veja esses exercícios para aumentar a velocidade:

Se este artigo te ajudou, ajude a divulgá-lo, curtindo no facebook ou fazendo um tweet para seus amigos. E você, conhece alguma outra maneira de aumentar a velocidade da palhetada?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 3 = três